logo

Alunos do Cetep realizam visita técnica no Parque Atalaia

17/06/2011 10:27:28 - Jornalista: Assessoria Educação

Os alunos do curso de Agente Ambiental do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), da Secretaria Municipal de Educação, realizaram, na quarta-feira (15), visita técnica ao Parque do Atalaia. O curso está inserido no Projeto Petrobras Qualificação Profissional de Jovens e Adultos não exclusivos à cadeia do petróleo do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), uma parceria da Prefeitura Municipal de Macaé com a Petrobras.

O objetivo principal do curso de Agente ambiental é capacitação para o mercado de trabalho, onde são desenvolvidos conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a preservação do Meio Ambiente.

Segundo o professor Stênio Barcelos, é a segunda visita técnica dos alunos do curso, que tem uma duração de 40h, “A primeira ocorreu na Colônia de Pescadores Z-03, onde foram abordados assuntos referentes às atividades de apoio aos pescadores, funcionamento e dificuldades”, explicou. E, dando ênfase a importância da junção teoria e prática, ressaltou o porquê da escolha e trajeto para a segunda visita: “Para os alunos recordarem a parte teórica aplicada em sala de aula, planejamos o trajeto com quatro paradas: Maciço das Pedrinhas (marco referencial do relevo de Macaé), antiga ponte sobre o Rio Macaé (desativada na década de 60, devido a retilinização), Rio Macaé (abordando sobre mata ciliar, assoreamento, lixiviação e a importância da cobertura vegetal) e, por último, no Parque Atalaia, explicação da criação, flora e fauna do mesmo”, concluiu o professor.

Na chegada ao Parque do Atalaia, os alunos receberam instruções da estagiária de Biologia do Parque, Alessandra Alvarenga, ressaltando a importância da preservação e informando sobre a criação do parque e suas trilhas e, na oportunidade, a mesma comunicou que : “em breve, para receber os visitantes, serão construídos corredores ecológicos, pois assim será melhor contemplar a fauna e a flora do local”, finalizou.

O agente de Trânsito, Alexandre de Oliveira, aluno do curso, disse que se matriculou para aprimorar seu currículo com a pretensão de trabalhar na área de meio ambiente que, “no mercado de trabalho, está consideravelmente mais valorizada”, e finalizou mencionando que o curso superou suas expectativas, “Não tinha ideia de muitos conhecimentos, saio mais informado, em qualidade, o que é primordial”. Antônio Marcos, também trabalhando na Guarda Municipal, concordou com o colega e fez uma ressalva: “o que também me surpreendeu, participando do curso, é que quando vivenciamos nos transformamos e transformamos também o que está em volta. Além de aprimorar o currículo, eu saio desse curso com outra visão que, com certeza, melhorará consideravelmente minha qualidade de vida”, afirmou.

Guilherme Simas, também aluno, tem interesse em abrir uma empresa na área e foi informado de que o Cetep oferece cursos de qualificação “ Esse curso abre horizontes, e pretendo também fazer o de Gerenciamento de Resíduos Sólidos”, concluiu. Já o aluno Frederico Teixeira que cursa Faculdade de Gestão Ambiental explicou que procurou o curso “devido o mesmo abordar assuntos que a faculdade não aborda e, nessa área quanto mais conhecimento melhor”.

Pelo Prodesmar, além dos cursos de Agente Ambiental e Gerenciamento de Resíduos Sólidos há outros que acontecem no Cetep, assim como cursos subsidiados integralmente pela prefeitura; cursos do Programa Educa Mais, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan); curso de Mecânica e Injeção Eletrônica, do Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA); curso de Noções Básicas de Ensaios Não destrutivos (END), da empresa Fraend, entre outros.

O Cetep fica na Rua Alfredo Backer, 363, Centro, tel 27700828. Nas Redes Sociais: Twitter @cetepcursos, Facebook e Orkut Cetepmacaé ou cetepcursos@gmail.com.