Alunos do Ciep da Nova Holanda são imunizados contra meningite

25/08/2014 15:37:00 - Jornalista: Ana Menezes- estagiária*

Foto: Ana Chaffin

A vacinação no local acontece nesta segunda-feira (25)

Nesta segunda-feira (25), o Ciep Municipalizado Professor Darcy Ribeiro, na Nova Holanda, está recebendo a vacinação contra meningite sorogrupo C. Uma equipe da Estratégia de Saúde Familiar (ESF) composta por duas enfermeiras, duas técnicas de enfermagem, e seis agentes comunitárias atendem cerca de 250 alunos que se enquadram na faixa etária de até 9 anos, 11 meses e 29 dias.

No Ciep estudam 800 alunos em horário integral, são da Educação Infantil  e do I ciclo da Educação Fundamental. A campanha de vacinação começou, às 9h e segue até 17h. Somente nas duas primeiras horas da manhã, cerca de 100 crianças foram imunizadas, dado que superou a expectativa de adesão prevista pela direção da escola.

O diretor Pueblo Peçanha, gestor há três anos no estabelecimento, informou que é a primeira vez que a escola recebe este tipo de campanha. “A junção das secretarias, de Saúde e Educação, nesta causa, somam forças em prol de um bem comum e, com certeza, esse tipo procedimento é satisfatório”. Na oportunidade, explicou que as aulas prosseguem normalmente com o seguinte itinerário: O responsável apanha o aluno na sala de aula com a caderneta e o termo de autorização para adesão da vacina devidamente assinado em mãos e leva a criança ao local de aplicação e depois de imunizada, retorna para sala de aula. A ação preventiva acontece no térreo do prédio, para facilitar o tráfego na escola.

A enfermeira do ESF Nova Holanda, Márcia Goes, ressaltou que todos os alunos passam por uma revisão feita pelas agentes comunitárias, que verificam a caderneta de vacinação e a autorização dos pais ou responsáveis. Somente depois desse procedimento a vacina é aplicada. “Sem dúvida, é uma iniciativa positiva do governo se preocupar em proteger as crianças de todo município, principalmente destas comunidades populosas. Assim os pais se sentem mais seguros e prevenimos a hipótese de surto” frisou Marcia.

A diretora adjunta Vanessa Couto, também professora por 15 anos no Ciep Municipalizado Professor Darcy Ribeiro, contou que lá começou seu trabalho e nunca quis sair, por todos os passos positivos que presencia. Ela relatou que esta medida facilita a vida dos pais. “Quando os serviços públicos de saúde atendem junto com a escola vemos essa parceria agregando facilidade e responsabilidade à própria comunidade, pois os pais, especialmente os que trabalham fora, têm a semana corrida e encontram aqui a imunização que tanto lhes interessam. Eles aderiram e apoiaram a vacinação, pois são os mais beneficiados em saber que seus filhos estão seguros”, acrescentou Vanessa.

A mãe Silvânia da Rosa Cunha, moradora há 15 anos no Nova Holanda, esteve presente, nesta manhã, para vacinar suas duas filhas, uma de seis e outra de nove anos. “Vacinar nossos filhos é uma forma de cuidado. Como mãe fico tranquila em saber que minhas filhas estão imunes”, ressaltou.

*Com acompanhamento da Secom


Fotos Relacionadas