O projeto de arborização das unidades da rede municipal de Macaé, que tem por objetivo despertar o sentimento de responsabilidade pelo meio ambiente através do plantio de mudas em escolas, passou por mais uma etapa nesta quarta-feira (6). A ação aconteceu no Colégio Municipal Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo, onde alunos do 6º ao 9º ano, além de ajudarem a plantar mudas de Pau-Brasil, ainda participaram de uma palestra sobre meio ambiente com foco na utilização dos recursos hídricos.
A subsecretária de Educação em Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Rosa, afirma que a conscientização ambiental é o caminho para um meio ambiente sustentável. De acordo com Conceição, esse projeto contribui para uma maior conscientização dos alunos, que tem a oportunidade de colocar em prática ações de preservação ambiental.
- Com este projeto, formamos cidadãos conscientes. Temos que unir forças em prol do meio ambiente, através das parcerias que as ações acontecem de forma positiva, frisou.
A ação é desenvolvida através de uma parceria entre a prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Educação e a empresa Transpetro, que realiza o programa de educação ambiental “Verdejar”, desde 1994. As mudas de Pau-Brasil são cultivadas na estufa verde localizada numa área no Terminal de Cabiúnas, onde também encontram-se mudas de árvores frutíferas, onde é cultivada uma horta e realizada compostagem com restos de alimentos.
- Desde 1994 realizamos este projeto em parceria com escolas e instituições para plantio de mudas de várias espécies em áreas degradadas. Agora estamos com esta parceria com a secretaria de Educação para mensalmente estarmos em uma escola plantando mudas de Pau-Brasil, disse o representante da Transpetro, Sérgio Leão, adiantando que a meta da empresa é retornar a essas escolas no prazo de um ano para verificar como o projeto se desenvolveu e realizar uma exposição com os resultados da arborização.
A aluna do 8º ano, Ynaan Alencar Nunes, também achou muito importante participar da ação de preservação do meio ambiente. “Gostei muito porque foi uma experiência nova para mim, que nunca havia plantado uma árvore na vida”, disse a estudante.
O projeto de arborização foi iniciado no mês de junho deste ano no espaço situado entre as escolas municipais Onilda Maria da Costa, no Engenho da Praia e Esméria Reid dos Santos, também no bairro Engenho da Praia, com o plantio de 18 mudas de Pau-Brasil. O projeto vai se estender até o próximo mês de novembro e o cronograma com as próximas unidades visitadas já está definido. No dia 18 de agosto, será a vez do Colégio Municipal Zelita Rocha e no dia 21 de setembro no Ciep 58 Municipalizado Oscar Cordeiro.