Foto: Maurício Porão
A entrega para 448 alunos do curso T-HUET aconteceu na tarde desta sexta (16), no Paço Municipal
A sexta-feira (16) foi marcada pela certificação de 448 alunos da turma da capacitação gratuita em T-HUET oferecida pela Secretaria Executiva de Qualificação Profissional de Macaé. A cerimônia, que aconteceu no Paço Municipal (sede da prefeitura), envolveu alunos que realizaram o treinamento do dia 24 de abril a 15 de maio.
A programação contou com a presença do vice-prefeito, Dr. Fabiano Paschoal e da secretária Executiva de Qualificação Profissional, Rebeca Madureira. O curso é voltado para qualificação, capacitação e aperfeiçoamento profissional e abrange treinamento de segurança e resposta a emergências para trabalhadores offshore, como os que trabalham em instalações e embarcações de petróleo e gás.
O T-HUET prepara os participantes para avaliar e agir em situações de alto risco, escapar de um helicóptero que aterrissou na água e sobreviver no mar.
Durante a cerimônia, a representante da turma Josiane Marcelino saudou os presentes. “Estamos com o coração cheio de gratidão e hoje celebramos uma jornada de aprendizado e início de novos desafios. Agradecemos ao prefeito Welberth Rezende, ao vice-prefeito, Dr. Fabiano Paschoal e a secretária de Qualificação Profissional Rebeca Madureira”, destacou.
Na entrega simbólica de certificados estavam os alunos Gabriel Guimarães, Jéssica dos Santos, Paulo Henrique dos Santos, Ludmila Viana, Leandro Pereira, Vinicius Romão, Jaqueline Alves e Débora Cardoso.
“O curso foi maravilhoso. Trabalho na área administrativa, mas desejo embarcar. Tenho curso de técnico de segurança do trabalho e não tinha condições de arcar com capacitações neste momento. Agradeço à prefeitura, e que venham outros cursos, pois quero muito participar”, contou Jéssica, moradora do Parque Atlântico.
“É uma felicidade estar aqui. Parabéns à pasta, esta é a contrapartida que a Prefeitura de Macaé oferece com os recursos arrecadados sendo investido em políticas públicas para a população. Esta é a prioridade do Governo Welberth. Na lista estão cursos gratuitos, como CBSP, HUET e T-HUET, seguindo com responsabilidade na utilização do dinheiro público. Teremos mais cursos e avanços e desejo sucesso a todos vocês para que sigam o outro passo de assinar a carteira de trabalho”, salientou.
“Que venham novos desafios. Sabemos que este é o primeiro passo do curso e vocês estão à frente. O Governo não mede esforços no investimento de políticas públicas, o custo total desta capacitação ficou em torno de R$ 5 milhões, pois cada curso custa em média de R$ 2 mil”, pontuou.
“A nossa pasta já está tratando de um cadastro dos alunos devidamente capacitados para que seja disponibilizado para as empresas. Além disso, a Secretaria de Qualificação Profissional irá abrir 19 polos espalhados no município que terão cursos gratuitos em áreas como, offshore, onshore e de indústria. Tenham certeza que vocês que passaram pelo nosso curso poderão contar conosco”, elencou Rebeca Madureira.