Por meio da Secretaria de Educação, a Prefeitura de Macaé em parceria com a equipe do Lyons Clube de Macaé, está realizando uma série de visitas as escolas municipais que oferecem o 9º ano, com o objetivo de esclarecer as dúvidas desses jovens sobre o ingresso no Ensino Médio e a escolha de suas futuras profissões. Nas palestras, ministradas por profissionais de diversas áreas, a intenção é mostrar o perfil de cada profissão, ajudando assim os estudantes na tomada de decisão acerca dos seus vários desafios futuros.
- A escolha da profissão é um passo muito importante para os jovens, até por ser uma fase de insegurança quanto a sua decisão. E uma das maneiras deles encontrarem um caminho é fazer uso da orientação vocacional. Especialmente por viverem em Macaé, trata-se de uma parceria muito importante para que os alunos saibam que é fundamental buscar conhecimento e, futuramente, poder se colocar no mercado de trabalho - disse a secretária de Educação, Marilena Garcia.
A primeira unidade de ensino a receber o projeto foi o Colégio Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho, onde os alunos receberam orientações quanto às profissões ligadas ao mercado de exploração do petróleo. Nesta segunda-feira (3), os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre profissões como Análises Clínicas, Eletromecânica, Automação Industrial, Geoprocessamento, Calderaria, Segurança do Trabalho e Petróleo e Gás, dentre outras.
- Os profissionais orientam os alunos sobre as profissões de maior demanda de vagas em Macaé, além de cursos e outros temas. Os alunos se mostram muito interessados, pois têm muitas dúvidas. Estamos trabalhando quanto à orientação para que eles tenham uma melhor saúde no âmbito psicológico, diminuindo sua ansiedade – afirmou a coordenadora de Saúde do Escolar, Maria Dirce Pessanha.
Na oportunidade, os profissionais também orientaram os alunos com relação aos programas de qualificação profissional, como o Prominp e o Pronatec, do Governo Federal, além do Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH), criado pela Petrobras junto com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
Foi a chance para que eles se interassem também sobre os cursos de iniciação à aprendizagem e qualificação profissional oferecidos pelo Senai, em Macaé, além dos cursos técnicos de Eletrônica, Eletromecânica, Automação Industrial, Informática e Segurança do Trabalho oferecidos pelo IFF, em que o ingresso requer uma prova de seleção. Agora, o calendário de visitas está sendo montado para que a equipe visite as demais unidades de ensino que oferecem o 9º ano para passar orientações aos demais alunos da rede municipal.