logo

Alunos do Peti participam de festa da Páscoa

04/04/2007 15:37:02 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Para celebrar a Páscoa a equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) da secretaria de Infância e Juventude de Macaé realizou, nesta quarta-feira (04), uma festa para os alunos do programa com direito a brincadeiras, sorteios e oficinas.

A garotada pintou e abusou da criatividade nas oficinas de desenho livre, mosaico, arte em gesso e cola colorida. O desenhista Eli Paulino, que trabalhou com as crianças na oficina de desenho livre, falou do entusiasmo e envolvimento de todos durante as atividades. “Neste primeiro trabalho com eles já pude observar que alguns talentos podem sair deste grupo”, declarou.

A reflexão sobre o simbolismo da Páscoa foi apresentada pelos alunos em forma de jogral com o tema “Jesus, vitorioso sobre a morte”. A aluna Yasmin Almeida, de 13 anos, colocou todo seu talento interpretando a música “Filho Pródico”, da cantora Cristina Mel. “Aprendemos aqui que a Páscoa não é só para comer chocolate, mas sim a ressurreição de Cristo. Além disso, a importância do respeito pelo próximo”, afirmou Yasmin.

A secretária da Infância e Juventude, Viviane Vitorino, falou que além da parte recreativa e cultural a criançada saboreou diversas guloseimas de chocolate e participou de sorteios de cestas de Páscoa. “Além dos trabalhos didático e social, também oferecemos ações onde eles podem trabalhar a solidariedade e o espírito de cidadania”, acrescentou.

A coordenadora pedagógica do programa, Viviane Menezes, falou que atualmente 100 crianças entre 07 e 14 anos dos bairros Fronteira e Nova Holanda participam do Peti. Os assistidos pelo programa freqüentam a instituição fora do horário escolar. Na parte da manhã, antes das aulas, é oferecido à garotada um café. As crianças também tomam banho, almoçam, escovam os dentes e vão para a escola. À tarde, são recebidas com almoço, lanche e vão para casa com banho tomado.

Durante o período que passa na instituição, a garotada tem aulas de reforço escolar, ética, cidadania, educação ambiental, arte culinária, artesanato, educação física e capoeira.