logo

Alunos do sexto ao nono ano da rede municipal retornam às aulas nesta quarta-feira

18/08/2009 17:01:26 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Ana Chaffin

Primeiros dias de aula na rede mobilizam professores, alunos e comunidade

A mobilização eficaz e preventiva da comunidade escolar possibilitou o cauteloso retorno às aulas da rede de ensino nesta segunda-feira (17) para 9500 alunos, entre ensino Médio, Superior e da Educação Para Jovens e Adultos (EJA). Nesta quarta-feira (19) retornam mais 8500 os alunos do sexto ao nono anos e na próxima semana, os alunos do primeiro ao quinto anos e Ensino Infantil, somando mais 24 mil alunos.

A volta às aulas tardia foi uma medida preventiva contra a epidemia da Gripe A. Para receber as crianças e jovens corretamente, a Secretaria de Educação tem abastecido as escolas com material de higienização, limpeza, e informativos, atendendo assim as recomendações feitas pela Secretaria de Saúde.

A equipe da Escola Maria Isabel Damasceno, que iniciou suas aulas esta semana, afirmou que os procedimentos preventivos estão sendo seguidos à risca. “Agora estamos nos reunindo para a composição das atividades que serão realizadas nos sábados letivos”, disse a diretora Lucy Caldas. Ela ressaltou que a escola possui diversos materiais informativo de auxílio aos alunos que estão retornando à escola.

Os profissionais da rede estão capacitados para o correto procedimento quanto às medidas de prevenção contra a gripe suína. Eles participaram no último dia cinco de agosto da Mobilização para Enfrentamento da Gripe Suína, onde o objetivo foi formar agentes multiplicadores de informações quanto aos sintomas, cuidados e ações necessárias no combate à doença.

Entre os cuidados tomados nas escolas, está a proibição da freqüência dos alunos que apresentarem sintomas de gripe. As salas de aula estão sendo mantidas ventiladas, com portas e janelas abertas. Todo profissional com sintoma de gripe está sendo avaliado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e cada aluno deve portar seu copo de uso individual.

A secretaria de Educação montou uma força tarefa para a entrega dos materiais de limpeza e higienização nas escolas, composto por álcool, copos descartáveis, papéis toalha, escovas, sabão de coco, além de desinfetantes, vassouras, panos de chão, entre outros. A entrega segue critérios que priorizam o retorno gradual das aulas nas escolas. Dessa forma, já foram entregues material ás escolas de ensino médio, superior e EJA. Nesta terça-feira (18) foram entregues às escolas que retornam na quarta suas atividades e até a próxima sexta-feira será finalizada o fornecimento dos mesmos para as escolas de primeiro ao sexto anos e Ensino Infantil.

Passe escolar e sábados letivos
As empresas de ônibus já estão aceitando o passe escolas das escolas que retornaram suas aulas. Desde segunda-feira (17) o benefício voltou a ser utilizado pelos alunos do ensino médio, superior e EJA. Hoje serão os alunos do sexto ao nono anos a retornar com sua utilização. O passe escolar foi suspenso em virtude o adiamento do retorno ás aulas. A coordenação do passe escolar informou que o benefício do mês de agosto será utilizado durante os nove sábados letivos de reposição, inseridos no calendário escolar.

Para isso, as empresas serão notificadas através do numero de série do passe para que o mesmo possa ser aceito na data referente ao sábado letivo definido pela secretaria de Educação. Durante reunião ocorrida na Cidade Universitária na segunda-feira (17) entre os diretores das escolas no município, a secretária de Educação e vice prefeita Marilena Garcia informou que a reposição das aulas será feita através de atividades definidas por cada instituição. “É uma necessidade que deve ser feita de acordo com a realidade de cada escola. Ela buscará dentro de sua grade de ensino a melhor forma de recuperar os dias adiados no calendário escolar”, explicou.