O Mercado de Peixes e a área do entorno foram o cenário para o treinamento dos alunos do curso de fotografia promovido pela Prefeitura de Macaé. Eles iniciaram a atividade fazendo fotografias desde a entrada do Forte Marechal Hermes, passando pelo Mercado, e encerrando o percurso no monumento a Louis Braile, na avenida Presidente Sodré.
O objetivo da aula era fazer com que os futuros fotógrafos pudessem registrar as cenas por diferentes ângulos e com enfoques diversos dos assuntos, contando sempre com a orientação dos monitores e a partir dos conhecimentos técnicos estudados em sala de aula. Eles vivenciaram como é o trabalho do profissional na busca da melhor imagem em condições adversas e conheceram mais um espaço público onde é feita a atividade de comércio de frutos do mar na cidade. A aluna Eduarda Tavares, 14 anos, da escola Ancyra Pimentel, disse que foi a primeira vez que entrou no local :
-Gostei muito de fazer a aula prática no Mercado de Peixes, pois é a primeira vez que entro aqui. Pretendo voltar mais vezes.
O aprimoramento do olhar com o auxílio de técnicas de enquadramentos e ajustes no equipamento para diferentes condições de luz foram exercitados na oficina, além de dar a oportunidade de os alunos conhecerem um pouco mais de seu município e seus patrimônios naturais, históricos e culturais, como o Mercado, o Forte Marechal Hermes e o monumento a Braile, sendo fotografados por eles mesmos.
O curso tem a duração de três meses e é desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social, com suporte das Secretarias Especiais de Educação e de Desenvolvimento Social e Humano. O projeto entra na fase de prática profissional e conta com o apoio das Secretarias de Ciência e Tecnologia e de Trabalho e Renda e do Fundo de Assistência Social.