Os alunos do curso gratuito “Como Escrever e Publicar um Livro”, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, por intermédio do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (CETEP), vão neste sábado, dia 02, à Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro e à Casa da Leitura, onde terão uma oficina literária com o premiado escritor e roteirista Max Mallmann, responsável por vários episódios da série A Grande Família, além de novelas como Malhação, Coração de Estudante e a série Carga Pesada da Rede Globo.
O professor, escritor e jornalista, Clinton Davisson, explicou que o convite foi feito aos 44 alunos pelo Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler). Segundo a técnica de documentação da Fundação Biblioteca Nacional, Ana Cristina Rodrigues, a iniciativa da Secretaria de Educação de Macaé é importante como forma de incentivar a leitura no município. Os alunos que participarem da viagem vão receber um certificado da Fundação Biblioteca Nacional.
“O Proler é um projeto de valorização social da leitura e da escrita vinculado à Fundação Biblioteca Nacional e ao MINC – Ministério da Cultura. Este projeto está presente em todo o país desde 1992, por meio dos seus comitês organizados nas cidades brasileiras, atuando na democratização do acesso à leitura”, explicou a secretária municipal de educação e vice-prefeita, Marilena Garcia.
Os interessados em fazer o curso “Como Escrever e Publicar um Livro” devem procurar o Cetep, porque as inscrições estão abertas para uma nova turma que começará dia 11. O objetivo principal é incentivar a leitura e a prática da escrita. “Desmistificamos a arte de escrever, mostrando que, sabendo as técnicas certas, todos podem escrever um livro. O curso também visa ensinar aos alunos noções básicas de roteiro de cinema”, disse Clinton, que também é presidente do Clube de Leitores de Ficção Científica do Brasil.
Segundo a estudante Caroline Mendel, o curso foi uma oportunidade para abrir os horizontes para a escrita. “Tenho que fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e as aulas deram muita noção de como escrever com início, meio e fim um trabalho”, disse a aluna. Já a aluna Carol Rust pretende escrever um livro. “Aqui aprendemos que é possível. Para escrever um livro é necessário bastante leitura”, afirmou a estudante.
O Cetep fica na Rua Alfredo Backer, 363, Centro. Todos os candidatos devem ter em mãos identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, cópia e original da declaração escolar, uma foto 3×4, certidão de casamento ou nascimento e número do PIS. Mais informações, através do telefone 2770-0828.