logo

Alunos macaenses na Olimpíada de Matemática

16/08/2012 11:25:00 - Jornalista: Joice Trindade

A organização da oitava edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2012) divulgou, na quarta-feira (15), a relação dos alunos classificados para a segunda fase da competição. Entre eles, estão 453 alunos de 16 escolas da rede municipal de Educação que realizaram as provas da primeira fase no dia 15 de junho. Agora, eles se preparam para o próximo desafio, que acontece no dia 15 de setembro, na segunda etapa das provas.

A vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, pontua que a pasta aguarda resultados positivos assim como nas outras edições da prova:

- Avaliações como estas são importantes, pois envolvem estudantes, gestores, professores e equipes pedagógicas. A Olimpíada é mais um estímulo ao estudo da matemática. Por isso, é uma ferramenta importante para que os estudantes tenham mais um meio para desenvolver suas habilidades e conhecimentos nesta matéria. Obtivemos resultados expressivos nas competições anteriores e nesta tenho certeza que não será diferente, diz Marilena Garcia.

Entre as unidades de ensino com representantes na segunda fase da oitava Obmep, estão as escolas Ancyra Gonçalves Pimentel, Cláudio Moacyr de Azevedo, Joaquim Augusto Borges, Sana, Maria Isabel Damasceno Simão, Ciep Maringá, Elza Ibrahim, Pedro Adami, Engenho da Praia, Ivete Santana Drumond de Aguiar, Raul Veiga, Polivalente Anísio Teixeira, Maria Letícia Santos Carvalho, Samuel Brust e Caetano Dias, além do Colégio de Aplicação (CAp-Funemac).

Macaé terá representantes em todas as categorias da disputa. No Nível 1, composto por alunos do 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental, serão 219 alunos da rede municipal. Já no Nível 2, em que estão os alunos matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, serão 186 alunos de Macaé, enquanto que no Nível 3, formado por alunos matriculados em qualquer ano do Ensino Médio, se classificaram 48 representantes do município.

Todos participaram da primeira fase da Olimpíada, realizada em 15 de junho, quando fizeram a prova objetiva (múltipla escolha). Na segunda fase, será aplicada a prova discursiva aos alunos selecionados, no dia 15 de setembro, às 14h30. Para a coordenadora de Matemática do 6º ao 9º ano, Norma Tanus, a Obmep é uma grande oportunidade para alunos e professores:

- Esta é uma das oportunidades de contribuir com o processo ensino-aprendizagem da disciplina na rede pública e incentivar não apenas os estudantes, mas os professores quanto à utilização de estratégias e mecanismos para propiciar à disciplina um estudo mais prazeroso, diz Norma.

Os melhores alunos receberão medalhas e também serão concedidas menções honrosas. Os medalhistas terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, que dá direito a uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Inclusive, os gestores das escolas com alunos classificados devem indicar, até o dia 14 de setembro, os professores dos alunos classificados para a segunda fase. Os gestores das unidades devem acessar o site www.obmep.org.br para cadastrá-los. Isso porque os professores dos alunos premiados também receberão tablets e placas de homenagem, de acordo com o número de medalhas conquistadas. As escolas com bom desempenho na olimpíada também poderão ser contempladas com computadores, softwares relacionados ao ensino da matemática, impressoras e troféus.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é promovida pelos ministérios da Educação (MEC), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).