Foto: Grazi de Marco
Durante o evento, também foram premiados alunos que se destacaram durante o programa
Cerca de 300 alunos das escolas Ciep Municipalizado Leonel Brizola e C.M.Zelita Rocha participaram nesta terça-feira (6) da formatura do Programa de Erradicação das Drogas (PROERD), fruto de uma parceria entre a Polícia Militar (PM) e a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação. Além de alunos, também participaram pais, professores e familiares que foram prestigiar o evento e parabenizar os formandos.
Durante a abertura, o secretário de Educação, prof. Guto Garcia, exaltou o trabalho que vem sendo feito através do programa no combate às drogas e à violência.
“Este trabalho é extremamente importante e, com certeza, terá reflexos a médio e longo prazo na cidade, ressaltou anunciando que a Educação pela paz será um dos programas principais para o próximo ano letivo. “A educação tem papel fundamental no combate à violência e isso só se faz através da Educação pela Paz. A partir do ano que vem, vamos enfatizar na rede municipal de Educação ações que tenham esse objetivo”.
Já o capitão Fabrício Pinheiro Lima, que esteve representando o coronel Ramiro, enfatizou a responsabilidade de cada um dos alunos presentes na disseminação das informações aprendidas durante o curso do Proerd. “É muito importante que ao sair daqui vocês se tornem multiplicadores do que aprenderam, repassando as informações para o maior numero de pessoas possível”, disse.
Já a assistente social Clara Taísa Gonçalves, que esteve representando a coordenadoria do Programa Antidrogas, falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo programa na prevenção às drogas. “Acabamos de realizar um trabalho de capacitação de professores na Escola Municipal Amil Tanos, para que possam identificar alunos usuários e fazerem trabalho de conscientização. O Proerd tem sido um grande parceiro na prevenção”.
A representante do Conselho Municipal Antidrogas (Comad), Hilda Davalos Valdéz, apresentou os trabalhos que vem sendo desenvolvidos pelo conselho e as possibilidades de atuação do mesmo. Além disso, distribui a cartilha “O Brasileirinho”, para os alunos. “Este livro foi feito com uma linguagem para atingir crianças e trabalha a prevenção às drogas”, informou.
As diretoras Eliane de Araújo Santos e Elisabete de Azevedo Dias Brandão, do Ciep Municipalizado Leonel Brizola e Colégio Municipal Zelita Rocha de Azevedo, respectivamente, agradeceram aos pais por acreditarem e confiarem no projeto e aos alunos pela dedicação. Logo após, foi realizada uma oração de proteção, pelo pastor Nilson Mendonça.
Durante o evento, também foram premiados alunos que se destacaram durante o programa. “Estimulamos os alunos a prepararem uma redação sobre o que aprenderam e de que forma essas informações irão ajuda-los a se manter livres das drogas”, explicou o instrutor, sargento J. Francisco. Foram homenageadas por suas composições os alunos Juliana Ramos, Erica Maia Ribeiro, Jessica Batista de Azevedo, Djwly Tavares Alves de Aquino, Sara de Moraes Pereira, Sara Bispo da Silva, Raysa dos Santos Santana, Tahuane Helen B. Teixeira, Jhenifer Barros Ferreira, Ketelin de Azevedo Moraes, Sara da Silva Santos, Wanderson Carlos Terra de Souto, Barbara Alves da Silva e por ter sido aluno modelo, Lucas Lavigne de Souza. Também foram homenageadas as professoras Erika Mair Ribeiro (Zelita Rocha) e Elizabeth Ferreira Dias Nascimento (Leonel Brizola).
O evento foi encerrado com o juramento do Proerd, feito pelos alunos formandos e a entrega dos certificados de conclusão.