logo

Alunos participam do projeto “Conhecendo o Judiciário”

21/10/2010 16:48:45 - Jornalista: Joice Trindade

Vinte alunos do Colégio Municipal Maria Letícia dos Santos Carvalho, no Novo Cavaleiros, tiveram uma tarde diferente nesta quarta-feira (20). Ao invés de estudar nas salas de aula, eles tiveram a oportunidade de participar do programa “Conhecendo a Seção Judiciária do Rio de Janeiro”. O programa foi elaborado para fornecer mais informações sobre o trabalho judiciário e aproximar os alunos do dia a dia da profissão.

O programa está sendo promovido pela Vara Federal Única de Macaé, em parceria com a Secretaria de Educação, através da Subsecretaria Pedagógica. Algumas das ações do programa foram seleção e formalização de convite às escolas, visita dos estudantes e educadores à Seção Judiciária, realização de palestra sobre a estrutura e funcionamento da seção, audiência simulada e avaliação dos conhecimentos transmitidos.

Durante a programação, os estudantes conheceram a estrutura da Seção Judiciária e assistiram palestras diversificadas. Uma delas foi ministrada pelo diretor da secretaria da Vara de Macaé, Edson Gonçalves, que destacou o funcionamento da seção, matérias e processos. Interessados, os estudantes fizeram perguntas e também souberam mais a respeito da importância do Direito e carreira do servidor público.

Os alunos dos segundo e terceiro anos de escolaridade do Ensino Médio foram recebidos também pela chefe de Gabinete da Juíza Federal de Macaé, Alessandra Aquiles, e o ex-estagiário da Seção Judiciária e advogado Thales Vinícius Brandão.

Segundo a chefe de gabinete, os estudantes devem estar atentos sobre os direitos e deveres. Entusiasmada, Alessandra Aquiles explicou a respeito do Direito, importância da Língua Portuguesa e dos estudos, ingresso à faculdade ,concurso público e estabilidade.

Um dos mais animados e curiosos do grupo, o aluno do segundo ano do Ensino Médio, Pedro Henrique da Silva Barreto, de 17 anos, indagou a respeito do trabalho na Justiça Federal. “Vou estudar bastante. Não tinha noção de como tudo isso funcionava”, falou o jovem que em estilo despojado com piercing e cabelo moicano afirmou o desejo de ser Procurador Geral da União.

A programação direcionada aos alunos do ensino médio das escolas municipais também vai acontecer no dia 10 de novembro no prédio da Justiça Federal de Macaé. Os professores da rede municipal de ensino Georgiana Smarzaro Ferraz e Vitor Benac elogiaram o projeto. “Ficamos encantados com o entusiasmo dos alunos e com a abordagem da importância dos estudos. Este projeto é maravilhoso”, enfatizaram.

Posteriormente às visitas, a proposta é que os alunos multipliquem as informações nas unidades escolares e preencham relatórios, que poderão servir como instrumentos de avaliação do bimestre.

Cidadania-Para a juíza federal, Angelina Siqueira Costa, o programa conseguiu atender o objetivo de levar o jovem a conhecer a estrutura judiciária e saber sobre o papel dos juízes e servidores.” Esta é a oportunidade dos estudantes da rede municipal de ensino exercer a plena cidadania e até mesmo apresentar o funcionamento da Justiça Federal para que dentro de alguns anos os alunos se interessem a ser operadores de Direito”, ressaltou.

De acordo com a subsecretária de Educação, Gelda Tavares, o evento foi fundamental para que os alunos melhor conheçam o Poder Judiciário. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) cuidou do transporte dos alunos até a seção judiciária.

A proposta do “Conhecendo a Seção Judiciária do Rio de Janeiro” é desmistificar os órgãos do Poder Judiciário e o papel dos magistrados. “A proposta é despertar reflexões sobre exercício da cidadania, fornecer subsídios para possíveis escolhas acadêmicas e informar as atribuições da justiça federal, destacando a importância dessa instância”, disse Gelda.