Foto: Ana Chaffin
Alongamento, gincana e caminhada fizeram parte da programação
Com o tema “Você se mexe e o mundo mexe junto”, o Dia do Desafio movimentou escolas da área central, bairros e região serrana. Nos pátios, áreas de recreação e salas de aula, alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio participaram da programação, que tem a proposta de estimular a prática de qualquer exercício físico por pelo menos 15 minutos. A ação, realizada em parceria com a Secretaria de Esportes e o Sesc, segue até as 21h junto aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Macaé disputa com a cidade de Avaré. O resultado irá contemplar tanto os números conquistados por cada cidade, como a somatória de seus esforços. A animação tomou conta do Dia do Desafio na Escola Municipal de Educação Infantil Maria Lira Beraldini Campos, no Jardim Vitória I. A unidade, que atende cerca de 90 estudantes na faixa de três a cinco anos, recebeu alongamento conduzido pela professora de Educação Física, Juliana Sales. Entre os participantes estavam os alunos do pré I, Eloah Mucle, Arthur Nocci, Joyce dos Anjos e Guilherme Navarro. "Gostamos muito. Foi legal", contou Joyce.
Outra unidade é a Escola Cândida Maria da Silva Vieira (Cajueiros). Os pais e 175 alunos fizeram parte da gincana com atividades físicas e decoração da fachada do colégio. Uma caminhada na Praia dos Cavaleiros fez parte do Dia do Desafio da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Hilda Ramos Machado. A oportunidade também serviu para muitos alunos se divertirem na areia e calçadão.
Já na Escola Municipal de Educação Infantil Anna Benedicta da Silva Santos (Centro), a garotada dançou, pulou e fez questão de se movimentar. O Dia do Desafio nas escolas, segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, contribui para o desenvolvimento do processo de ensino. "O Dia do Desafio envolve toda a comunidade escolar. É um momento de integração que visa reduzir o sedentarismo e contribuir com posturas mais saudáveis", destacou Guto.