Foto: Ana Chaffin
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012 (SNCT) já começou em Macaé. Nesta terça-feira (16) o Campus Barreto da UFRJ, que promove o evento em parceria com a Prefeitura, abriu as portas de seus laboratórios para os alunos da Escola Municipal Samuel Brust e pessoas da comunidade. O objetivo é disseminar o conhecimento científico e reforçar a presença da universidade na comunidade.
O professor e vice coordenador de extensão do Campus Barreto, Teo Bueno, explica que há alguns anos o Campus realiza o programa de visitas Nupem de Portas Abertas, mas, em 2012, o evento foi oficializado e enquadrado no contexto da SNCT.
- O que queremos é divulgar a ciência, torná-la algo que esteja ao alcance de todos, e a maneira mais viável é abrindo as portas da universidade, fazendo com que a comunidade interaja com alunos e professores. Esta é, também, a oportunidade de despertar futuros profissionais, que melhorem a qualidade de vida da cidade, pontua.
De acordo com Teo Bueno, a SNCT é estratégica para o Brasil e para as cidades que a realizam.
- O Brasil é um país que se prepara para o futuro. Ter profissionais com conhecimento científico é primordial. Estamos falando de autonomia energética, preservação ambiental e, portanto, desenvolvimento, disse.
Durante a visita - guiada por alunos do curso de biologia, que tem conceito máximo na avaliação do MEC - os visitantes percorreram os principais laboratórios do Campus como o herbário, o laboratório de bioquímica e a sala de coleção zoológica. A UFRJ têm atualmente quatro polos em Macaé, contando com 11 cursos.
A semana acontece a nível nacional de 15 a 21 de outubro, tendo como tema Economia Verde, Erradicação da Pobreza e Sustentabilidade, e subtema Água para a Vida e Água para Todos. As próximas atividades serão realizadas das na Cidade Universitária, onde foi montada uma estrutura com espaço para os órgãos da prefeitura envolvidos com a educação, ciência, arte e cultura, além da UFRJ.