logo

Amada promove Quarta Feira Interativa

31/10/2007 17:52:31 - Jornalista: Joanna Benjamin - estagiária

A Associação Macaense de Apoio ao Deficiente Auditivo (Amada), que tem o apoio da Prefeitura de Macaé, realizou nesta quarta-feira (31), das 8 às 18 horas, a quarta Feira Interativa da Amada com o tema “Conhecendo a Comunicação do Surdo”. A feira teve como objetivo promover a integração dos assistidos com a população em diversão atividades. Vários municípios estiveram presentes no evento como Campos, Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus e Casimiro de Abreu.

De acordo com a presidente da Amada, Marilene Miranda, a feira vem superando expectativas a cada ano. ”Esse ano escolhemos a abelha como nossa mascote porque ela um significado importante para todos os surdos. A abelha escuta pelas vibrações das antenas e assim representa da melhor forma os deficientes auditivos”, ressalta Marilene, dizendo que o tema da feira é trabalhado com os alunos durante os três meses anteriores com pedagogia, fonoterapia e libras.

- O objetivo da fonoaudiologia é desenvolver nos assistidos a comunicação oral através da prótese auditiva. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhor o resultado – informou a coordenadora de fonoaudiologia da Amada, Flávia Miranda.

Segundo Flávia, testes como da orelha e do pezinho diagnosticam se existe algum tipo de deficiência auditiva. “Se for constatada alguma deficiência auditiva, a criança deve ser encaminhada para um diagnóstico médico. A partir dos três meses, a criança já pode começar a utilizar o aparelho auditivo”, disse a coordenadora de fonoaudiologia.

Os assistidos da Amada participam de atividades como reforço-escolar, recreação, inclusão digital e escolar, natação, artes, libras, expressão corporal, passeios pedagógicos, entre outras.

AMADA – A Associação Macaense de Deficientes Auditivos é uma instituição filantrópica que visa promover a socialização do deficiente auditivo. Foi fundada em outubro de 2001, e atende a 70 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos deficientes auditivos. O atendimento é de segunda a sexta-feira, na parte da manhã e à tarde.