logo

Ambiente: coleta de óleo vegetal cresce 23,2% em 2015

28/12/2015 15:30:00 - Jornalista: Assessoria Secretaria de Ambiente

Um levantamento estatístico realizado pela Secretaria de Ambiente apontou um crescimento na coleta de óleo vegetal usado em Macaé, no ano de 2015. De acordo com o balanço, somente neste ano foram coletados 1.592 litros do resíduo. O volume é 23,2% maior em relação ao mesmo período de 2014, quando foram recolhidos 1.292 litros.

Este índice demonstra que a população de Macaé tem compreendido o quão importante é destinar o óleo vegetal usado de forma correta. A expectativa é de um aumento ainda maior neste volume para 2016, uma vez que a Secretaria de Ambiente está ampliando os pontos de coleta na cidade e irá realizar novas campanhas itinerantes.

“Ao longo de 2015, informamos ao cidadão o quanto é importante descartar o óleo usado de forma correta. Este crescimento mostra que estamos no caminho certo. Para o próximo ano, queremos continuar contando com o apoio nesta proteção ao meio ambiente”, afirmou o secretário de Ambiente de Macaé, Gerson Lucas Martins.

O lançamento irregular do óleo na natureza provoca a impermeabilização do solo, causando danos ambientais e colocando em risco a vida de diversas comunidades em períodos de chuvas torrenciais e enchentes. Já nas redes de esgoto, provoca o entupimento de canos e a proliferação de pragas e doenças nocivas aos seres humanos e aos animais.

A Secretaria de Ambiente pede ao cidadão que faça a entrega voluntária do óleo vegetal usado, em um dos sete pontos de coleta existentes em Macaé: Centro, Imbetiba, Alto dos Cajueiros, Barra de Macaé, Vivendas da Lagoa, Sana e Córrego do Ouro. Para facilitar a coleta, a secretaria orienta que a população leve o óleo (já coado de impurezas) armazenado em garrafas PET. Este material é encaminhado para cooperativas e associações, onde será reciclado e podendo ser transformado em sabão, glicerina, tintas, detergente e biodiesel.



Postos de Coleta de Óleo Vegetal Usado em Macaé

- Centro: Colégio Luiz Reid, Rua Teixeira de Gouveia

- Imbetiba: Posto de Atendimento Odebrecht Ambiental, Rua Dr. Júlio Olivier

- Alto dos Cajueiros: Avenida Rui Barbosa, nº 1.725, 1º piso

- Barra de Macaé: Agência Macaé Facilita, Rodovia Amaral Peixoto, s/n

- Vivendas da Lagoa: Rua Amphilóphio Trindade, n° 67

- Córrego do Ouro: Agência Macaé Facilita, Avenida Miguel Peixoto Guimarães, nº 359

- Sana: Base Operacional da Secretaria de Ambiente