Foto: Arquivo Secom - Moisés Bruno
Objetivo é recolher óleo vegetal e eletroeletrônicos
É sempre bom lembrar que, em Macaé, há um trabalho direcionado para o recolhimento e destinação de resíduos, como óleo vegetal e eletroeletrônicos. Embora haja diversos pontos de coleta pela cidade, os dias 21 a 25 deste mês serão dedicados à campanha de conscientização e recolhimento de eletroeletrônicos em contêineres na Praça Washington Luiz, no Centro, sempre das 9h às 16h.
A responsável pela ação é a Secretaria de Ambiente, que mantém pontos de recolhimentos e também orienta a população, por telefone, sobre o assunto. Somente no mês de setembro, foram recolhidas 42 toneladas de pneus e 1.180 litros de óleo vegetal.
Segundo o secretário da pasta, Gerson Martins, o trabalho é de suma importância para o meio ambiente. "A coleta seletiva é uma das medidas mais importantes quando o assunto é sustentabilidade. Através dela, é possível incentivar a reciclagem, levar os resíduos para os locais corretos e evitar contaminações por meio de produtos como pilhas e baterias", ressalta.
A Analista ambiental da Coordenadoria de Biodiversidade, Gestão das Águas & Território da Secretaria de Ambiente, Gabriela Certório ressalta que, no próximo ano, o projeto de recolhimento será ampliado.
A bióloga acrescenta que, atualmente, a coleta de eletroeletrônicos é feita após contato telefônico. "Quando são materiais de pequeno volume, como pilhas, teclados, mouses, por exemplo, a própria Secretaria de Ambiente recebe e direciona o descarte. Quando trata-se de materiais de maior porte, como impressoras, por exemplo, nós explicamos, por telefone, como e onde pode ser feito o descarte", informa.
RECOLHIMENTO - Os interessados em descartar eletroeletrônicos devem fazer contato com a Secretaria de Ambiente pelos telefones: (22) 2762-4802/2796-1280/2796-1380, ou podem ir até o local, que fica na Avenida Rui Barbosa, 1725 – 1º Piso - loja 26 - Alto Cajueiros, Macaé Shopping. Já os postos de coleta de óleo vegetal estão localizados em: frente ao posto 2, próximo ao Espaço de Convivência, no Cavaleiros; no distrito do Sana, Base Operacional da Secretaria de Ambiente; na Secretaria de Ambiente (Avenida Rui Barbosa, 1.725, Alto dos Cajueiros); Colégio Luiz Reid (Centro); Base Operacional na Lagoa de Imboassica (bairro Morada das Garças); Macaé Facilita, na Barra; Macaé Facilita Córrego do Ouro; Mercado de Peixe, no Centro; na entrada principal do Mirante da Lagoa e na Rua W5, no Lagomar.
Para fazer o recolhimento do óleo é fácil. Após o uso, basta deixar esfriar. Logo após, o óleo deve ser coado e armazenado em uma garrafa pet. Em seguida, é só ir a algum dos pontos de coleta.