logo

Ambiente: Parceria entre Macaé e Estado garante capacitação e renda para jovens

11/03/2022 10:44:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Monitores de Macaé já assinaram o contrato para realizar a capacitação dos jovens

Com base nos conceitos que representam hoje as principais estratégias de proteção do ecossistema local, 50 jovens de comunidades de Macaé, com idade entre 16 e 24 anos, serão selecionados para participar do programa “Ambiente Jovem”, que oferece capacitação sobre Sustentabilidade e Empreendedorismo, além do auxílio de R$ 200 durante o período de 10 meses de formação.

As inscrições já estão abertas e disponíveis no site www.ambientejovem.com.br. Para participar do programa, os jovens devem apresentar dados pessoais, informações sobre renda familiar e o local de residência. As aulas serão iniciadas na próxima terça-feira (15) na Cidade Universitária.

A iniciativa é fruto da parceria entre as Secretarias de Ambiente do Estado e de Macaé, e tem como objetivo ampliar a rede de agentes que atuam no monitoramento do meio ambiente local, transformando bairros e comunidades da cidade em pólos de gerenciamento e beneficiamento de resíduos, através de ferramentas como a arte, gastronomia e nutrição, além de paisagismo.

“Nós solicitamos a oportunidade de Macaé participar deste projeto e, de pronto, o Secretário Estadual do Ambiente, Thiago Pampolha nos atendeu. A iniciativa tem como objetivo oferecer à jovens da nossa cidade, a experiência de conhecer as várias oportunidades de vida também oferecidas pelo meio ambiente, através dos conceitos da sustentabilidade e do empreendedorismo”, destacou o Secretário do Ambiente de Macaé, Juninho Luna.

Os jovens selecionados serão divididos em duas turmas de 25 alunos e receberão treinamento de monitores que já atuam em programas e estratégias de proteção do ecossistema local, promovendo também a conscientização de moradores da cidade e que atuam em iniciativas sustentáveis focadas no empreendedorismo. “O programa também trouxe para Macaé a oportunidade de contratar profissionais da nossa cidade como monitores, que irão promover a capacitação em sala de aula e também o trabalho de campo. Por isso, contamos com o apoio dos pais desses jovens e de toda a nossa população em apoiar e estimular essas ações. O prefeito Werlberth Rezende é um grande parceiro dessas ações que certamente serão ampliadas na cidade, oferecendo a mesma oportunidade para mais jovens macaenses”, afirma Juninho.