Ambiente: prefeitura constrói parceria para prevenir atropelamento da fauna

26/01/2023 18:25:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: divulgação

Estratégias serão adotadas nas proximidades do Terminal de Cabiúnas

A cada segundo, 15 animais silvestres morrem atropelados nas estradas que cortam o Brasil. Ao final de um ano, este número corresponde a 475 milhões de mortes. Desses, 90% são pequenos vertebrados, como sapos, aves, cobras, entre outros. Para diminuir este impacto, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, formalizou, nesta quinta-feira (26), durante encontro na sede da Petrobras, uma parceria com a estatal, com o Departamento de Estradas de Rodagens (DER) e com o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem/UFRJ), para criar estratégias de prevenção na Avenida Amaral Peixoto- RJ 106, nas proximidades do Terminal de Cabiúnas (Tecab).

A ação inclui o monitoramento da rodovia em uma extensão de 6 km para identificar as medidas de controle que serão adotadas, como: a instalação de sinalização de trânsito (placas educativas e placas de regulamentação); controle de velocidade nos pontos de maior incidência de atropelamentos, por meio de instalação de redutores de velocidade e sonorizadores; promoção de campanhas de prevenção ao atropelamento de fauna, entre outros.

De acordo com o secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Juninho Luna, além de colocar em risco a existência de algumas espécies, os acidentes causados pelos atropelamentos são responsáveis por ferimentos graves e vítimas fatais entre motoristas e passageiros. Os custos, altos para a economia e muito maiores para a biodiversidade, podem ser evitados.

“Os animais silvestres são fundamentais para a preservação e manutenção da biodiversidade. A união entre os órgãos que de alguma forma possam colaborar com a iniciativa faz toda diferença. Temos conseguido avanços significativos com diálogos e parcerias”, destacou o secretário.

O encontro contou com a participação da equipe técnica da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, o coordenador de Fauna e Logística, Fernando Barreto, e o Biólogo responsável pelo Parque Atalaia, Alexandre Bezerra.

Estas estimativas sobre os índices de atropelamentos da fauna silvestre são do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, realizado em agosto de 2019.