Ambiente prossegue com fiscalização de descarte irregular de esgoto

12/01/2023 14:37:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

Ação identificou mais um ponto no Canal do Mutum

A Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal prossegue com as fiscalizações para identificar o descarte irregular de esgoto em recursos hídricos do município. Nesta quinta-feira (12), com apoio das Secretarias de Adjuntas de Saneamento e Serviços Públicos, além da empresa BRK Ambiental, agentes do órgão retornaram às margens do Canal do Mutum, no bairro São Marcos, para verificação da denúncia.

De acordo com o coordenador de fiscalização da Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Edinilson Régis, a ação identificou mais uma tubulação com descarte no canal.

“O esgoto não estava vazando no momento, mas com a limpeza nas margens do canal, realizada pela Secretaria de Serviços Públicos, conseguimos identificar visualmente essas características com as tubulações. A partir disso, iremos realizar junto com a Secretaria de Obras uma avaliação técnica. A proposta é identificar se está havendo despejo no canal e, consequentemente, na Lagoa de Imboassica”, frisou o coordenador.

A ação acontece desde o mês de dezembro após denúncias da população. Outros pontos de descarte irregular de esgoto foram identificados, com notificação e multa ao condomínio localizado próximo à conexão. O descarte de esgoto nos recursos hídricos é crime previsto na Lei Complementar 027/2021.

O cidadão pode denunciar os casos irregulares de descarte de esgoto pelos telefones da Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal: (22) 2772-1810 / 2772-3597 / 2796-1380 / 2772-3577, ou ainda por meio da Ouvidoria Geral da Prefeitura de Macaé, que pode ser acessada aqui.