A Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, por meio da Coordenadoria de Fauna, realizou, na manhã desta quarta-feira (16), a soltura de um macaco Bugio, macho, com aproximadamente 6 kg, no Parque Municipal do Atalaia.
De acordo com informações do coordenador de Fauna, Fernando Barreto, a equipe recebeu solicitações de moradores do bairro Horto, de que no local haveria um macaco Bugio.
“Nós realizamos um trabalho de monitoramento e constatamos que o animal estava no Morro Grande e, segundo relato dos moradores, já até teria se ferido, em função da rede elétrica que existe no local”, explicou.
Barreto afirmou ainda que, possivelmente, o animal se desviou da sua família e foi encontrado sozinho.“Assim que o encontramos, ele foi levado e foi constatado que o estado de saúde era perfeito”, acrescentou.
Os técnicos da Secretaria de Ambiente informaram ainda que o Parque Municipal da Atalaia foi o local ideal para a soltura do macaco, pois já existem animais da mesma espécie e, dessa forma, poderá se adaptar melhor de volta ao seu habitat natural. “Nossa equipe continuará monitorando o macaco para ver como ele se comporta na sua nova moradia”, disse Fernando.
Bugio- Bugio, macaco-uivador, guariba, barbado ou aluata é um gênero de macaco do Novo Mundo da família Atelidae, subfamília Alouattinae. A taxonomia do gênero é complexa, e envolve a classificação em três grandes complexos específicos: A. palliata, A. seniculus e A. caraya.
Caso a população queira fazer alguma denúncia ou obter informação poderá entrar em contato por meio do telefone: (22) 2763-6318, no horário comercial.