Foto: Rui Porto Filho
O trabalho é realizado em parceria entre a Prefeitura de Macaé e o Instituto Estadual de Ambiente (Inea)
Desde maio até outubro, a Coordenadoria de Biodiversidade, Gestão das Águas e Território da Secretaria de Ambiente recolheu, em Macaé, 756 litros de óleo vegetal já utilizado nas cozinhas das residências e de pontos comerciais. O trabalho é realizado em parceria entre a Prefeitura de Macaé e o Instituto Estadual de Ambiente (Inea).
Segundo o geógrafo Sávio Magaldi, coordenador do setor de Biodiversidade, Gestão das Águas e Território, o material foi enviado para cooperativas cadastradas junto à repartição pública estadual para ser reaproveitado.
- Entendo a importância de ressaltar a participação da população no Programa de Recolhimento de Óleo Vegetal usado – reconhece Sávio. Ele acrescenta que o material recolhido deixou de ser lançado inadequadamente no ambiente, evitando impactos principalmente para os recursos hídricos.
Sávio conta que, somente no mês de setembro, a Coordenadoria recebeu da população 218 litros. “Os números crescem a cada mês, o que indica a sensibilização das pessoas para a importância das questões ambientais”, avalia.
Pontos de coleta
A Secretaria de Ambiente tem realizado recolhimento nos seguintes pontos: Secretaria de Ambiente (Rua da Igualdade, 537, Imbetiba); Base da Coordenadoria de Biodiversidades (Rua Amphilóphio Trindade, 67, Lagoa); Grupo Escoteiro 95º RJ (Campo D'Oeste); e Guarda Municipal (Botafogo).
- Importante ressaltar que a Secretaria não realiza recolhimento nas residências e nem em locais definidos previamente. Este material deve ser encaminhado para um destes locais - ressaltou Sávio.
Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a Coordenadoria pelo telefone (DDD 22) 2773-3518.