Ambiente: Sana recebe ações de conscientização durante feriados

14/04/2022 15:31:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Divulgação

Atividades irão acontecer na Semana Santa e Tiradentes

Para acolher visitantes e orientar sobre a importância da preservação do ecossistema, a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade começou, nesta quinta-feira 14), uma ação de conscientização no portal do Sana, distrito da região serrana de Macaé. As atividades irão acontecer durante todo o feriado de Semana Santa e, também, de Tiradentes na próxima semana.

Os agentes do órgão, em parceria com as Secretarias de Mobilidade Urbana, Ordem Pública, Cultura e Coordenadoria de Posturas, monitoram a chegada de visitantes e realizam orientações sobre som alto, lixo nas cachoeiras e respeito a todas as regras da Área de Proteção Ambiental (APA) do Sana.

“O objetivo é orientar sobre as normas de cada cachoeira, com foco na conservação do meio ambiente. Algumas proibições são caixas e similares que servem para acondicionar mercadorias e produtos, objetos de vidro, aparelhos ou instrumentos que promovam ruídos elevados, churrasqueiras e outros”, comentou o secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Juninho Luna.


Sana



O distrito do Sana é o mais visitado da serra macaense. Durante os dois feriados prolongados, a expectativa da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade é que o sexto distrito de Macaé receba cerca de 5 mil visitantes diariamente. O Sana possui belezas exuberantes, incluindo cachoeiras, sendo considerado um santuário ecológico.

Transformado em Área de Proteção Ambiental em 2001, o distrito está localizado em um vale cercado de montanhas de cerca de mil metros de altura. Já se contaram mais de 15 cursos d’água a partir do Rio Sana. O Córrego Peito de Pombo é uma estreita faixa que forma um parque aquático natural. Suas cachoeiras e piscinas são as mais procuradas pelos turistas. As águas cristalinas que passam pelo vale, são excelentes para o banho, hidromassagem, hidroterapia, turismo ecológico e mergulho.


Fotos Relacionadas