logo

“Amigo da Vez” busca conscientização para segurança no trânsito

30/01/2013 16:11:00 - Jornalista: Grazielle de Marco

Combater uma das principais causas de acidentes graves e fatais, em especial em época festivas: a mistura de álcool e direção. Este é o principal objetivo da Prefeitura de Macaé que lança, no dia 3 de fevereiro, na Praia dos Cavaleiros, o Programa Amigo da Vez. A campanha incentiva a escolha de uma pessoa, que se compromete a não beber durante a festa ou evento, para assumir a direção e levar os amigos para casa em segurança.

Para o lançamento, a prefeitura está organizando uma programação que contará com apresentações culturais, panfletagem, aferição de pressão arterial e realização de pesquisas. Entendendo a importância de se iniciar a educação desde pequeno, estão sendo programadas ainda recreação, distribuição de balões, além de peças teatrais que terão como tema a importância de se escolher o Amigo da Vez.

O programa foi idealizado com base na campanha de mesmo nome, lançada pelo Ministério dos Transportes. Vários estudos comprovam que o consumo de bebidas alcoólicas, ainda que em pequenas quantidades, afeta as habilidades necessárias para dirigir com segurança, aumentando as chances de o condutor envolver-se em acidentes de trânsito fatais.

Durante a ação, também será feita uma pesquisa para identificação das condições e do meio de transporte utilizado pelas pessoas no seu deslocamento entre os eventos e o domicílio. O objetivo é iniciar um banco de dados sobre o uso de álcool e direção em Macaé.

Entre os dias 05 e 08 de fevereiro, de 10 às 18 horas, esta estrutura também será montada no Calçadão da av. Rui Barbosa, em frente à Sociedade Musical Nova Aurora, no Centro. A cada dia haverá uma apresentação artística e cultural associada a ações de educação em saúde, a serem realizadas pela Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas em parceria com as fundações de Cultura e Esporte e Turismo, as secretarias de Saúde e Mobilidade Urbana, o Centro Integrado de Estudos do Movimento Hip Hop (CIEMH2), a Escola de Dança João Carlos, a Sociedade Musical Lira dos Conspiradores, Sociedade Musical Nova Aurora, o Programa Girassol, o grupo de basquete Macaé Paraolímpicos, ONGs e outros.