logo

Ampliação da ETE do Engenho da Praia começa dentro de 40 dias

12/09/2007 17:27:49 - Jornalista: Izabel Monteiro

A estação de tratamento de esgoto (ETE) situada no Engenho da Praia, que atualmente trata e absorve o esgoto de cerca de três mil pessoas residentes no bairro será ampliada dentro de 40 dias. Para absorver o esgoto do bairro Lagomar, que está recebendo obras de infra-estrutura, através do Projeto Lagomar, a Prefeitura de Macaé e a secretaria Executiva de Obras (Semob) vão ampliar essa ETE, construindo novos módulos para captar as novas redes de coleta que estão sendo implantadas. Com as obras, a ETE do Engenho da Praia vai tratar o esgoto de 35 a 40 mil pessoas.

Segundo informa o secretário executivo de Obras, Tadeu Campos, o tratamento do esgoto será terciário, com grau de pureza de 97%. O descarte do resíduo já tratado será pelo Canal Macaé/Campos, que vem recebendo limpeza para estar completamente desassoreado.

Tadeu Campos informa que a ampliação da ETE do Engenho da Praia faz parte do pacote de obras do Projeto Lagomar, onde a prefeitura investe R$ 29 milhões em ações de infra-estrutura urbana, com saneamento básico e pavimentação das ruas. Para essa ampliação, a Semob vai utilizar o espaço situado em frente a ETE. As obras começam assim que forem concluídos os ajustes no projeto, já elaborado pela Semob.

- Com a prefeitura investindo em obras no Lagomar, transformando o bairro em um local com qualidade de vida para os moradores, o prefeito Riverton Mussi compreende que o aumento da capacidade da ETE do Engenho da Praia tem grande importância na complementação das melhorias no Lagomar e as obras vão começar logo. Essa estação vai absorver todo o esgoto do bairro, que hoje tem cerca de 30 mil moradores e que vem crescendo a cada dia. As redes já estão sendo concluídas e direcionadas para essa ETE – diz Tadeu Campos, completando que as localidades do Aeroporto, São José do Barreto, Ajuda, situadas na região, que hoje têm redes direcionadas para a ETE do Parque Aeroporto, vão ter a coleta direcionadas para uma nova Estação de Tratamento de Esgoto que será implantada ao lado do Terminal Cehab, já que é objetivo da Prefeitura acabar com a ETE do Parque Aeroporto.

- Essa ETE será desativada e os equipamentos que estiverem em boas condições serão aproveitados em outras estações de tratamento de esgoto. O espaço onde hoje está situada a ETE do Parque Aeroporto será aproveitado para obras comunitárias – concluiu Tadeu Campos.