logo

Angolanos vêm a Macaé firmar parcerias na área de petróleo

04/11/2005 16:53:08 - Jornalista: Sérgio Lopes

Na próxima segunda-feira, dia 7, uma comitiva da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol/Sonasing), empresa estatal que concentra a gestão da exploração de petróleo no país africano, estará visitando Macaé.

A comitiva chegará ao município, segundo o coordenador de Comércio Exterior de Macaé, Adolpho Moura, como objetivo de firmar parcerias técnicas na área de petróleo. “Há também um grande interesse dos angolanos em conhecer como se desenvolvem as relações entre a Petrobrás, as empresas que lhes dão suporte e o governo macaense”, disse.

Além disso, a delegação angolana virá conhecer também o mais novo simulador dinâmico de processo de plataformas de petróleo (destinado ao treinamento de pessoal) da SBM, empresa de exploração de petróleo. Na oportunidade, a comitiva dever elaborar parcerias com o empresariado macanese do setor.

Estarão presentes ao evento autoridades como o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, o diretor da SBM de Angola, Jean Philipe; a presidente da Sonangol da Ásia, Hermenegilda Lopes e o presidente da Sonangol dos Estados Unidos, Baptista Sumbe.

De acordo como o gerente de Recursos Humanos da SBM do Brasil, José Alves, o simulador é a ferramenta ideal para que os operadores pratiquem sem o risco de paralisar uma planta real e sem causar danos. “A escolha da base de Macaé demonstra o comprometimento, a longo prazo, com a Petrobras e com o município. Não temos conhecimento da existência de outro simulador de operação de produção em outras partes do mundo”, falou.

De acordo com o coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura, a Sonangol tornou-se a maior promotora do desenvolvimento social, de recursos humanos nacionais e a empresa líder na distribuição de derivados no país. “Com características de uma companhia de economia mista expandiu as suas áreas de atividades e atualmente é uma empresa multinacional por mérito próprio”, finalizou ele.

Atenta a novas oportunidades de negócios, a Coordenadoria de Comércio Exterior de Macaé, setor vinculado à secretaria municipal de Indústria e Comércio, desenvolvem e cria parcerias para a implantação de unidades empresariais que contribuem para o desenvolvimento do município, privilegiando os aspectos de gestão de recursos, preservação do meio ambiente e a segurança industrial.