Foto: Bruno Campos - Arquivo Secom
Atividades começam neste sábado e terminam no dia 30
A programação do 12º aniversário da Lei Maria da Penha será vasta em Macaé. O evento é organizado pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade. As atividades começam no dia 4 de agosto, com o Encontro de Mulheres Reais, às 15h30, na Igreja Missão Shekinah Internacional, no bairro Lagomar. O objetivo é envolver toda a sociedade civil e lideranças. As atividades contarão com Roda de Conversa e Fórum de Políticas.
De acordo com informações da Coordenadora Geral de Políticas para as Mulheres, Jane Roriz, o objetivo principal é divulgar ainda mais a Lei Maria da Penha e quais são os serviços oferecidos pela rede, garantindo dessa forma os direitos das mulheres.
- Tivemos muitos avanços com relação ao combate à violência. No entanto temos muito que progredir. Pensamos em uma programação que pudesse atender a todos e fosse diversificada, informou.
Jane Roriz acrescentou ainda que nos quatro primeiros meses deste ano foram registradas 1.621 assistências pela equipe do Ceam. No local, a pessoa pode contar com acolhimento social, jurídico e psicológico.
O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) funciona na Rua São João, 33, ao lado da 123ª Delegacia Legal. Mais informações pelo telefone 2796-1045.
A Lei Maria da Penha, denominação popular da legislação número 11.340, de 7 de agosto de 2006, é um dispositivo legal brasileiro que visa aumentar o rigor das punições sobre crimes domésticos. É normalmente aplicada aos homens que agridem fisicamente ou psicologicamente uma mulher.
Programação
4/8- 15h30
III Encontro de Mulheres Reais: Somos todas mulheres, merecemos respeito - realizado pelas integrantes da Igreja Missão Shekinah Internacional, bairro Lagomar;
7/8 - 9h às 12h
Construção do protocolo de atuação da rede de proteção e atendimento à mulher no município de Macaé;
Local: CEALO
9/8 - 9h
Roda de Conversa: Conhecendo a Lei Maria da Penha (Coordenadoria de Políticas Sociais e Igualdade, Conselho do Idoso, Conselho da Pessoa com Deficiência, em parceria com o CEAM);
Local: Centro de Convivência do Idoso (CCI).
10/8 - 9h
Roda de Conversa: Conhecendo a Lei Maria da Penha (com distribuição de panfletos; orientação ao público e apresentação cultural);
Local: Praça Veríssimo de Melo.
11/8 - 16h
Roda de Conversa: Conhecendo a Lei Maria da Penha.
Local: Assentamento Celso Daniel/Maria Amália.
14/8 - 9h
Conversando sobre a Lei Maria da Penha, seus avanços e desafios.
Expositor: Flávio Ghilhon - Mestre em Psicologia Social pela Universidade Estadual do Rio de janeiro (UERJ) e trabalhador da Saúde Mental de Rio das Ostras
Local: Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM).
28/8 - 9h
Expositores: Dr. Alberto Eduardo Mattos Teixeira e Dra. Luciana Lima (dentistas- especialistas em Odontologia do Trabalho).
Local: Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM).
30/8 - 9h às 13h
II Fórum de Políticas para as Mulheres- "17 anos de lutas do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Macaé".
Local: Auditório do Paço Municipal.