logo

Ano letivo de 2012 marca início do Projeto “Xadrez na Escola”

16/02/2012 08:13:02 - Jornalista: Carlos Fernandes

O projeto “Xadrez na Escola”, desenvolvido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, terá início em toda rede municipal no ano letivo de 2012. Para isso, as 100 mesas para a utilização dos alunos já estão em fase final de instalação nas escolas. Além disso, as peças também já começaram entregues e devem estar em todas as escolas até o final do mês de fevereiro.

A ampliação do projeto para todas as unidades de ensino, além de visar à participação dos alunos em torneios locais, regionais e estaduais, também tem como proposta inserir o xadrez como atividade complementar, para c

Entre as escolas em que as mesas já foram instaladas estão o Ciep 455 Municipalizado Maringá, o Ciep 058 municipalizado Oscar Cordeiro, o Colégio Municipal Balneário Lagomar, o Colégio Municipal do Sana, o Colégio Municipal Professora Elza Ibrahim, a Escola Municipal Amil Tanos, o Colégio Municipal Engenho da Praia, o Colégio Estadual Municipalizado Coquinho, o Ciep Municipalizado Professor Darcy Ribeiro, o Colégio Municipal Professor Samuel Brust e o Colégio Municipal Zelita Rocha de Azevedo, além do Colégio Municipal Pedro Adami, pioneiro no “Xadrez na Escola”.

O instrutor do Pedro Adami, Cleiton Harduim Franco, destacou que o projeto na unidade já acontece há mais de três anos e o ganho é bem claro com os alunos, não só no aspecto comportamental, mas também no nível de concentração e no desenvolvimento nas matérias de base, como português e matemática: “Todas as ferramentas que a educação precisa, o xadrez pode aprimorar. Não temos o xadrez como esporte de competição e sim como uma ferramenta educativa para o desenvolvimento das matérias de base”, afirmou.

Nesta primeira quinzena do mês, outras escolas também receberão mesas e peças de xadrez para os alunos. É o caso do Colégio Municipal Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo, do Colégio Municipal Aroeira e do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel. No entanto, muito antes das mesas serem instaladas, a Secretaria de Educação montou um cronograma para formação de monitores que serão os multiplicadores da prática junto aos alunos. O Curso de Formação aconteceu em setembro e nele foram passadas orientações sobre o histórico do jogo de xadrez, suas regras, como deveria ser implantado nas escolas e seus benefícios. Além disso, um torneio entre escolas foi realizado no início do mês de dezembro de 2011: