Foi inaugurado na tarde desta terça-feira (12) o primeiro posto da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em Macaé. Quarto município no estado do Rio de Janeiro a ter esse benefício, a agência tem como finalidade promover o controle sanitário no Porto de Imbetiba, Aeroporto de Macaé, em aeronaves e embarcações interessadas em prestar serviços de saúde pública.
A inauguração contou com a participação de membros da Anvisa, Marinha do Brasil, Polícia Federal, Petrobras, Receita Federal, Infraero e Prefeitura, através da Secretaria de Saúde de Macaé (Semusa). Visando a integração das ações realizadas, o representante da Semusa no evento, Paulo Sead, comentou a importância do novo posto no aeroporto de Macaé.
— Os benefícios adquiridos com a instalação do posto da ANVISA em nosso município são inúmeros. Especialmente, pelo aeroporto de Macaé transportar e receber um grande número de funcionários a trabalho. Com o posto teremos um maior controle de saúde, higiene e até mesmo de doenças desses passageiros. Sem dúvida é uma parceria que a Anvisa poderá contar com a secretaria municipal de Saúde – disse Sead.
Serão responsáveis pelo posto, dois farmacêuticos. Um deles, Antônio Sérgio Lemos, ressalta que a partir de agora, com a instalação do posto da Anvisa, os rebocadores não precisarão fazer a inspeção no Rio de Janeiro e as plataformas passarão por ações de controle sanitário que incluem desde a saúde dos embarcados, qualidade da água, produção de resíduos sólidos, efluentes produzidos (dejetos), armazenamento e processamento dos alimentos até o controle de vetores. Além disso, a equipe da Anvisa também fará inspeções nas aeronaves com vôos fixos para as plataformas.