logo

Após garantir vaga na elite, Macaé busca a liderança do Grupo I

19/11/2007 16:31:22 - Jornalista: Tiago Ferreira

Com o “passaporte carimbado” para a elite do futebol carioca, os jogadores e a comissão técnica do Macaé Esporte traçaram novas metas: encerrar a terceira fase do Campeonato Carioca da Série B na liderança do Grupo I e, na próxima fase, conquistar o título inédito da competição. E para o primeiro objetivo ser alcançado, o time comandado pelo técnico Tita terá que derrotar o Cardoso Moreira nesta terça-feira (20), às 16h, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo.

E a previsão é de casa cheia neste feriado do Dia da Consciência Negra. Com ingressos a R$ 1, a diretoria do alvianil espera um público de aproximadamente 5 mil torcedores no Moacyrzão. Aliás, uma grande festa já está sendo preparada para festejar a conquista da tão sonhada vaga para a Primeira Divisão. E a torcida também está se organizando, com a promessa de fazer a tradicional “chuva de papel picado” e colorir o estádio com bolas de soprar com as cores do clube.

- Vamos deixar a festa para o torcedor. Ainda temos dois objetivos pela frente, apesar de o principal [vaga na elite] já termos alcançado. Queremos o primeiro lugar do Grupo I para chegarmos com moral no quadrangular que vai decidir o título da Segundona. Nós vamos manter essa concentração até o fim - afirmou o técnico Tita, que espera iniciar após esta partida, junto com a diretoria, o planejamento para a disputada da Primeira Divisão, já que o campeonato começa no dia 19 de janeiro.

Vice-líder do Grupo I com 10 pontos ganhos - três vitórias, um empate e uma derrota -, o Macaé assegura o primeiro lugar da chave com uma simples vitória sobre o líder Cardoso Moreira, que tem 13. Isto porque o saldo do time macaense é melhor que o do adversário: sete contra seis. Com isso, se sair vitorioso neste confronto, o alvianil terá mais um motivo para comemorar. Já o rival, que no turno venceu o Macaé por 1 a 0 em casa, se mantém na atual posição apenas com um empate.

A equipe

Mesmo com a meta de buscar a liderança de sua chave, o técnico Tita vai poupar alguns titulares contra o Cardoso Moreira. A começar pelo goleiro Erivélton, com grande atuação no empate em 1 a 1 contra o Floresta, no último sábado (17), em Cambuci. Em seu lugar entra o reserva imediato Luis Henrique. A segunda mudança será na zaga: André volta na posição de Alexandre Cavalo. Na cabeça-de-área, Marcos Marins será poupado e Márcio Gomes começa como titular. Já no meio, Flávio Santos entra no lugar de Geraldo.

- Isso não quer dizer que estamos deixando esta partida em segundo plano. Queremos a vitória sim, porém este também não é um jogo de vida ou morte. O Geraldo, por exemplo, está com dores musculares e nós resolvemos poupá-lo. E a partir deste confronto vamos pensar no quadrangular final, o que vai decidir o título da Segundona - explicou Tita, que entrou para a história do clube como o técnico que colocou o Macaé na elite do futebol do Rio de Janeiro.

E os números são favoráveis ao treinador. A equipe é detentora da melhor campanha da Segundona, com 76% de aproveitamento. Em 21 jogos, são 15 vitórias, três empates e só três derrotas. Além disso, o Macaé Esporte tem o melhor ataque da competição, com 42 gols marcados (média de dois por jogo), e a segunda melhor defesa, com 14 gols sofridos (0,67 por partida). A melhor é justamente a do Cardoso Moreira, que sofreu 13 gols. Aliás, mesmo número de gols marcados pelo o atacante Roberto, artilheiro do campeonato.

FICHA TÉCNICA
MACAÉ ESPORTE X CARDOSO MOREIRA
Árbitro: Antônio Frederico de Carvalho Schneider
Auxiliares: Dulcinete Batista de Arruda e Ivone Santos de Oliveira
>> Macaé Esporte: Luis Henrique; Oziel, César, André e Márcio Rozário; Márcio Gomes, Fábio, Steve e Flávio Santos; Wallacer e Roberto. Técnico: Tita.
>> Cardoso Moreira: Macula; Neném, Henrique, Pandora e Maxwell; Rincón, Índio, Sandro e Pelica; Fábio Tosca e Rodrigo. Técnico: Mário Marques.