logo

Apresentação do Literarte acontece na terça-feira

14/04/2011 11:49:25 - Jornalista: Grazielle de Marco

Acontece na terça-feira (19), a culminância de mais uma edição do Literarte. O evento será realizado na Praça Veríssimo de Melo, das 8h às 17h. Neste ano, o projeto vai abordar a Lei 11.645, de 11 de março de 2008, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. O projeto, que é desenvolvido pela Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Educação, tem o objetivo de trabalhar a interdisciplinaridade e a abordagem de temas voltados à cultura indígena.

Cerca de 50 escolas dos segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental vão participar da programação que vai contar com estandes, palco e um Centro de Vivências, espaço direcionado a apresentações de palestras, filmes, varal com fotografias e contação de história com personagens como a índia Maruah. Além disso, haverá tendas voltadas à culinária típica.

A expectativa da organização do evento é receber um público acima de mil pessoas, além de escolas, professores e pesquisadores da região. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, o Literarte visa integrar arte, produção e cotidiano escolar. “Durante o projeto os visitantes poderão conhecer e apreciar um pouco mais da cultura dos índios como artesanato, dialeto, dança, culinária e vestuário. Esta é a oportunidade de estabelecer elos entre a cultura e a criatividade e potencialidade de cada um”, diz.

Para o projeto, a Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte firmou parceria com o Museu do Índio, instituição que funciona no Rio de Janeiro, que é ligada à Funai e ao Ministério da Justiça. De acordo com a subsecretária, Conceição de Maria Alves, através do acordo foram cedidos materiais como máscaras indígenas, gamelas, jogos didáticos, folderes, vídeos e artesanatos.

- Estamos satisfeitos com a programação deste ano, que vai destacar temas transversais e apresentar mais uma forma de produção de ensino. Sabemos que professores e alunos se prepararam para apresentar a vivência do índio através das áreas de História com apresentações que enfatizam assuntos como Dia do índio e seu estatuto; Cultura que vai abranger dança, música e rituais e Geografia com descrições como clima e vegetação em locais onde têm tribos de índios”, diz Conceição de Maria.

Programação - O público que visitar o Projeto Literarte terá a oportunidade de apreciar diversas atividades. No palco que será montado no espaço haverá apresentações de dança e teatro, às 8h, com estudantes da Educação Infantil e, às 14h, com a integração dos alunos do Ensino Fundamental.

A programação segue, às 11h, com a palestra “Cultura Afro Indígena”, ministrada pelo especialista em cultura do índio e monitor do programa de Cultura Afro Indígena, Fábio Sales. Ás 14h, a professora e doutoranda Vânia Moreira vai enfatizar o assunto “Importância da Cultura do Índio para os ensinos Fundamental e Médio”.