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Apresentações musicais marcam encerramento letivo no Maria Lira

09/12/2022 10:05:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Escola de educação infantil atende alunos de dois a cinco anos de idade

A Escola Municipal de Educação Infantil Maria Lira Beraldini Campos (Jardim Vitória) está encerrando o semestre com atividades especiais diversificadas. Com 87 alunos na faixa de dois a cinco anos, recentemente, a unidade realizou a programação “Oscar, o mundo encantado dos filmes”. Com apresentações musicais baseadas em filmes infantis, o evento que teve como destaque a temática inclusão foi a culminância deste ano letivo.

O evento que contou com a participação da comunidade escolar foi organizado pelos professores e equipe de apoio, que planejaram as coreografias de maneira específica para atender a todos os alunos, em especial aos que apresentam deficiência.

Entre os alunos estavam Pablo Lucas, Fábio Bryan, Rhavi, além de Maria Paula, que está encerrando a Educação Infantil e foi homenageada através de uma coreografia adaptada. A diretora da escola, Caroline Martins Cibotto, explica que a educação inclusiva acontece no espaço escolar com desafios e seus encantos.


“A EMEI Professora Maria Lira Beraldini Campos, assim como muitas escolas da rede, tem sido privilegiada em receber alunos com deficiência e poder resignificar sua proposta pedagógica e administrativa, de modo a contemplar essas crianças em todos os seus aspectos. Tais aspectos remetem às transformações que vêm se desenrolando na prática inclusiva, e que culminam na certeza de que uma escola que atenda a todas as crianças não se faz de forma solitária. É preciso um trabalho conjunto; é preciso sensibilizar-se e acolher diferentes atores deste processo, ouvi-los e tecer redes que sustentem o processo inclusivo com qualidade”, ressalta Caroline, acompanhada da professora orientadora, Luciana Lopes de Abreu Bandeira.



Elas lembram que a unidade conta com uma equipe comprometida com essa proposta.

“Temos o privilégio de ter, além de professores, um grupo de auxiliares de serviços escolares envolvidos na causa da inclusão. Agradecemos o apoio das coordenadoras de Educação Inclusiva, Franciane Mendonça e Isabel Martins”, pontuam.



Nos encontros da equipe são discutidos o papel da escola em oportunizar uma inclusão que aconteça no cotidiano, não só no discurso ou no papel. “Nosso currículo é pautado pelo Caderno de Orientação Pedagógica da rede municipal. Orientamos que o olhar docente, ao planejar as vivências cotidianas, perceba e garanta a todas as crianças, desenvolvimento de suas potências e seu direito de viver a infância. Aliás, investir na infância é investir na humanidade; persistir na construção de um mundo mais inclusivo, é acreditar que todos nós merecemos uma sociedade mais justa, equânime e solidária”, finaliza a diretora Caroline Martins Cibotto.


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