A 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, que vai tratar do tema: “Aquecimento Global - Responsabilidade de todos” programada para ser realizada no dia 30 de novembro (abertura), dias 1º e 2 de dezembro na Uned/Cefet, Macaé, deverá contar com a participação do PHD em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Dr Valdo Silva Marques. O evento reunirá pesquisadores da região e promete ser rico na troca de idéias nas questões que tangem o meio ambiente. Palestras, apresentações e oficinas farão parte da programação.
De acordo com a coordenação do evento, o Dr. Valdo Marques deverá ser um dos palestrantes principais. Ele vai abordar o assunto-tema da conferência. Na visão do especialista, cientistas do mundo inteiro realizam pesquisas para saber quais seriam os motivos principais que levam as atuais desordens nos fenômenos na natureza. O especialista citou o que ocorreu recentemente na cidade de Macaé, e na Califórinia (EUA). “Existem duas vertentes que os cientistas pesquisam, uma deles é se esses fenômenos estão relacionados pela maior quantidade interferência do homem”, acrescentou.
Para Valdo Maruqes, o homem contribui com o uso inadequado dos combustíveis, principalmente com a emissão de CO 2 na atmosfera; a degradação do solo; práticas industrias; os combustíveis utilizados pelos ônibus, entre outras práticas. Valdo Marques deverá também participar em uma das oficinas.
As oficinas de trabalho serão espaços onde os participantes terão a oportunidade de estudar os assuntos prioritários, as oficinas receberão para debater os seguintes temas: “Resíduos”; “Unidades de Conservação (UCs) e Áreas de Proteção Permanentes (APPs)”; “Sistema Municipal de Meio Ambiente e Controle Social”, “Impactos Ambientais nos Agro-ecossistemas” e “Setor Empresarial e Responsabilidade Sócio-Ambiental”.
No último dia de evento será realizada a eleição que vai definir os representantes da sociedade civil e do setor empresarial no Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (COMMADS). A eleição será realizada na assembléia geral, de forma democrática, garantido ampla publicidade, transparência e participação na composição do Conselho, que é de fundamental importância na gestão das questões ambientais do município. A próxima reunião da comissão organizadora está marcada para próxima quarta-feira (24), às 9h30m, na Secretaria Executiva de Meio Ambiente.