Uma palestra será na segunda-feira (24), no HPM, e um simpósio acontecerá na quinta (27), no Hospital da Unimed
A prevenção de arboviroses, principalmente durante a gestação, é uma preocupação e tema frequente da saúde pública. Em Macaé, na próxima semana, o assunto será debatido em dois eventos: na segunda-feira (24), às 14h, haverá uma palestra para médicos e enfermeiros que atendem gestantes, no Centro de Estudos do Hospital Público de Macaé (HPM). Já na quinta-feira (27), às 18h30, no auditório do Hospital da Unimed, haverá o Simpósio de Prevenção, Diagnóstico e Manejo do Oropouche Materno Infantil. As ações são organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Vigilância Epidemiológica, da Vigilância em Saúde e do Programa da Saúde da Mulher. O Simpósio conta com o apoio da Unimed.
Liciane Furtado, coordenadora da Vigilância Epidemiológica ressalta que as arboviroses mais comuns que afetam as gestantes, atualmente, são dengue e oropouche. Segundo ela, é importante capacitar o profissional para que ele saiba tratar a gestante evitando o agravamento da doença.
“Macaé não registra, oficialmente, muitos casos de arboviroses em gestantes. Mas se a mulher apresentar alguma alteração nessa gestação, após a doença, ela pode ser acompanhada pelo serviço de alto risco, onde ela vai ter todo o acompanhamento e evolução dessa gestação”, observa.
“Se alguma grávida tiver alguns sintomas, deve procurar uma unidade de saúde para ser atendida e testada. Vale ressaltar que, para prevenir o oropouche, as gestantes não devem ir para áreas de matas. Se forem, devem usar roupas que cubram todo o corpo e usarem óleo corporal. As gestantes também devem usar repelente para prevenir outras arboviroses”, sugere Liciane.