Aroeira será beneficiado com obras de macrodrenagem

14/11/2006 14:42:43 - Jornalista: Janira Braga

Os problemas de alagamento no bairro Aroeira estão perto de ter um fim. Em reunião com moradores do bairro na noite de segunda-feira (13), o prefeito Riverton Mussi anunciou que o Aroeira está incluído no projeto de macrodrenagem e saneamento da cidade, que visa eliminar o problema de alagamentos em pontos críticos e coletar 100% do esgoto das residências e levar para as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). O valor do projeto, que vai atingir todo o município, é de cerca de R$ 242 milhões.

O projeto da macrodrenagem foi baseado em um cronograma de cinco anos. Parte dele será feito pelo atual governo e o restante terá continuidade na próxima administração, já que todo processo estará encaminhado. Para ser licitada a fase inicial da macrodrenagem, o município aguarda autorização do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Em seguida, será aberta a licitação.

O presidente da Associação de Moradores da Aroeira, Lúcio Mauro, comemorou a notícia. “O problema de enchentes é um dos maiores do bairro”, disse, acrescentando a importância do projeto do prefeito de visitar os bairros para ouvir as necessidades das comunidades.

Segundo o prefeito, as ruas principais do Aroeira também serão beneficiadas com obras de infra-estrutura, previstas dentro do pacote que inclui intervenções no Novo Cavaleiros, estrada da Cancela Preta, estrada do Tatu, Morro de Santana e Morro de Santa Mônica, entre outros locais. Esta obra começa no início do primeiro semestre de 2007. A Rua Vitória Régia será outra a receber obras de urbanização.

LUZ - Além disso, o Aroeira também faz parte do projeto do governo municipal da troca de 15 mil pontos de luz em toda a cidade dentro do programa de modernização da iluminação da cidade, que vai propiciar uma economia nas contas de energia de 20% a 30%. Pelo novo funcionamento, todas as lâmpadas de 75 e 125 watts serão substituídas por lâmpadas de 150 e 400 watts. “Trata-se de um eficiente modo de iluminação no qual vamos usar lâmpadas melhores e luminárias modernas”, comentou o prefeito.

A construção de um novo colégio municipal no Aroeira foi outro assunto conversado entre os moradores e o prefeito. O planejamento é construir uma escola onde hoje é a creche do bairro. Para esta unidade, serão transferidos os alunos que estudam na atual escola do Aroeira. E onde hoje é o colégio, será adaptado para funcionar um Núcleo de Atendimento à Mulher.

A reforma e revitalização das praças do Aroeira também foi outro assunto em pauta que a prefeitura vai realizar. Outros assuntos como saúde, transporte e planejamento urbano foram conversados na reunião. Os secretários de Obras, Tadeu Campos, Comunicação, Romulo Campos, Saúde, Fernando Diogo, o subsecretário de Meio Ambiente, Carlos Renato Mariano, o presidente da Federação das Associações de Moradores de Macaé (Famma), Edson Dias e o vereador Fernando Gama participaram do encontro.