Foto: Divulgação
Escolas municipais Hilda Ramos e Renato Martins venceram o concurso de quadrilhas
Levar o ensino além da sala de aula tem conseguido aumentar a integração entre a escola e a comunidade. Essa foi a constatação das pessoas que passaram pela Praça Veríssimo de Mello, no último sábado (28), no Arraiá “Êta Nóis Sô” da Secretaria Municipal de Educação. Cerca de 900 pessoas passaram pelo local, interagindo com as escolas da rede municipal, mostrando que a praça ainda é um espaço ideal para manifestações culturais e artísticas.
- Além da democratização do ensino na rede temos como uma de nossas propostas a integração da escola com a comunidade na praça. Acreditamos que quando a sociedade assiste, participa e se integra com os educadores e alunos, percebe a importância que a escola possui para suas vidas e a responsabilidade que possuem com a formação de nossos cidadãos, disse a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.
Participaram do Arraiá 60 unidades da rede municipal de ensino, além da Escola de Qualificação Profissional, Cetep, Saúde Mental, Programa Escola em Ação, grupo Carma, Minha Escola Querida, entre outros. Quarenta barracas formam instaladas para as escolas que colocaram jogos, brincadeiras, doces e salgados à venda.
O ponto alto da festa foi o concurso de quadrilhas que levou animação à platéia, cada vez que uma escola subia ao palco. Dividida nas categorias Infantil e Juvenil a competição atraia também as pessoas que passavam pelo local. “Me contagiou! Sempre que vejo crianças se apresentando fico emocionado. Relembro os bons tempos de escola”, disse Rodrigo Dias Agostinho que esteve na festa durante a manhã e retornou à tarde.
As vencedoras do concurso de quadrilhas na etapa infantil foram as Escolas de Educação Infantil Jean Christos Koussoulas (3º lugar), Ana Benedicta (2º Lugar) e Hilda Ramos (1º lugar). No juvenil, o Colégio Municipal Renato Martins ficou com o 1º lugar. Eles receberam troféus e brindes oferecidos pelos apoiadores do evento. Segundo Heloisa Maria Rangel, mãe de uma aluna do colégio Hilda Ramos, as atividades na praça conseguem unir pais e alunos de outras escolas.
- Aqui podemos saber o que os pais acham das escolas e dos professores, de forma animada e relaxada. O sábado também ajudou muito. Assim, pude sair, me divertir com a minha filha em uma atividade escolar, explicou.
Para a subsecretária de Educação na Cultura, Esporte Saúde e Meio Ambiente, Conceição de Maria, novos eventos serão levados à praça nas próximas semanas. “Continuaremos com essa iniciativa elogiada por todos. No dia 17 de setembro, realizaremos mais uma ação integradora com a Feira Pequenos Cientistas, na Praça Veríssimo de Mello, reafirmando o nosso compromisso com a integração”.
A subsecretária Pedagógica, Gelda Tavares, elogiou a equipe de educadores envolvida na realização do evento parabenizando os professores em um e-mail. Para ela, esta foi mais uma iniciativa de reconhecimento ao professor. “Continuamos valorizando esse professor que, enfrenta todas as dificuldades no dia a dia da escola, e ainda acompanha e vibra com a participação de seus alunos e com pequenas homenagens recebidas. A líder geral, Marilena Garcia, está de parabéns”, disse Gelda em sua mensagem.