logo

Art Luz brilha no Fest Verão

21/01/2006 23:35:38 - Jornalista: Alexandre Bordalo

“Foi um espetáculo de alegria e muita emoção”. Assim a vice-presidente da Fundação Macaé de Cultura e coordenadora do projeto Art Luz, Ângela Terra, definiu a apresentação de Mauro Menezes (cantador) e Lu Maia (o palhaço Pitó), que atuaram junto com crianças e adolescentes do Art Luz. O evento ocorreu no final da tarde de sábado, na Tenda Cultural, na Linha Verde, reunindo um público de cerca de 200 expectadores, enfocando o lado cultural do Fest Verão.

O tema da história cantada foi “A Cerca do Circo sem Cerca”, na qual personagens de um circo (membros do Art Luz) participaram do espetáculo, na condição de dançarinos, malabaristas, domadores e palhaços. Houve dança contemporânea e dança de rua (Hip Hop), que deram uma dose de empolgação nos expectadores. Depois do circo montado, foi a vez de a Companhia Art Luz de Dança e Teatro manifestar todo o seu potencial artístico, com dança contemporânea, orientados pela coreógrafa Alessandra Gripp.

Segundo Mauro Menezes, o evento atingiu seus dois objetivos. A interatividade com o público, pois todos participaram. Tanto os pais que ajudavam seus filhos a se vestirem com trajes circenses, quanto as atuações das crianças e adolescentes, refletiram o improviso do acontecimento. A segunda meta alcançada pelo espetáculo foi a integração com o projeto, que para ele é composto de grandes talentos.

Para a professora de teatro da Companhia Art Luz, Cláudia Bispo, o projeto desenvolve competências, tratando, através da arte, os seus participantes como cidadãos. “Quero que os alunos sejam artistas capacitados, uma vez que os grandes talentos não estão apenas nos grandes centros, mas também no interior”, ressalta. Ela disse ainda que pretende ensinar técnicas de teatro contemporâneo, técnicas novas de formação de personagem, além de partituras cênicas, quando o ator tem liberdade de criar sua própria cena, seu próprio trabalho.

Na próxima sexta-feira (27) é a vez do Projeto Verão Solidário – composto por mais de 160 jovens - se apresentar na tenda. São quatro grupos musicais de diferentes estilos que animarão a galera. Já no sábado (28) e domingo (29) haverá exibição de Hip Hop, pelo grupo Membros, que já fez diversas apresentações internacionais. Espanhóis e alemães já foram expectadores deste grupo macaense. Os eventos terão início às 19h.