logo

Art Luz já tem 120 inscritos no Morro de Sant’Anna

05/05/2006 15:28:48 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O projeto Art Luz, da Fundação Macaé de Cultura, está fazendo sucesso na comunidade do Morro de Sant’Anna. Já são 120 inscritos no projeto, entre crianças, adolescentes e adultos. Cursos de balé clássico, dança de rua, ginástica e teatro foram implantados na Fundação Esperança, nesta localidade, num processo que acontece desde o mês de fevereiro.

Em todo o município, o Art Luz atende a 1,3 mil pessoas. O projeto também funciona nos bairros Malvinas, Fronteira, Aroeira e Parque Aeroporto, em dois núcleos. Segundo a presidente da FMC, Ivana Mussi, o objetivo é promover a inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade social.O assessor da FMC, Pablo Ribeiro Dias, disse que em breve haverá também aulas de Artes Manuais (biscuit, bordado e pintura), proporcionando envolvimento com arte e criatividade para as mães das crianças matriculadas no projeto, moradoras do Morro de Sant’Anna.

Espaço para a realização de atividades culturais não falta. Na Fundação Esperança são quatro salões, um deles com capacidade para 800 pessoas. Para a professora de dança do projeto Art Luz, Daniela da Silva Correa, o objetivo de suas aulas é aumentar a disciplina tanto psicológica quanto física das alunas. “Ensino também técnicas de postura, além de prepará-las para futuras apresentações, quando a autoconfiança será muito importante”, explica.

De acordo com a merendeira Glauciana Soares da Silva, mãe de Kerolen Thaiane Soares, de 9 anos, matriculada no curso de balé, sua filha está no lugar certo. “Nem sempre temos condições de pagar aulas de dança para nossos filhos. Esta oportunidade preenche a mente de minha filha de cultura e esporte, afastando dela a ociosidade e o perigo das ruas”, diz, acrescentando que, além disso, o ambiente é muito saudável e os funcionários e professores são carinhosos.