logo

Art Luz realizará projeto “Compositores Brasileiros”

16/02/2008 16:28:12 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Valorização da Música Popular Brasileira e disseminação cultural de alto nível. Assim a coordenadora executiva do Programa Art Luz, Lúcia Pacheco, define o projeto “Compositores Brasileiros”. Alunos das mais diversas atividades artístico-culturais dos quatro núcleos do programa em Macaé – Fronteira, Malvinas, Parque Aeroporto e Morro de SantAnna - terão aulas teóricas sobre alguns dos maiores compositores do Brasil, como Tom Jobim, Villa-Lobos, e outros.

- Já em março, biografia e obra do maestro Villa-Lobos serão ministradas para crianças e adolescentes das Malvinas, enquanto na Fronteira haverá disseminação dos trabalhos de Tom Jobim – disse Lúcia. Ela acrescenta ainda que após a primeira fase de expansão de conhecimentos conceituais, os alunos e alunas, cujas famílias são de baixa renda, irão pôr em prática em suas atividades temas referentes aos músicos.

Como exemplo, ela citou os aprendizes de violão e dança, além de balé que, depois da parte teórica, irão experimentar em suas respectivas atividades as composições dos “feras” da MPB. “Os alunos de teatro também atuarão com as músicas do compositor de seus núcleos”, finaliza a coordenadora, lembrando que nos núcleos do Parque Aeroporto e do Morro de SantAnna os nomes dos artistas musicais ainda serão definidos.

Curso de Cultura Afro-Brasileira

Também no mês de março, haverá mais novidades no Programa Art Luz. O mestre Dengo ministrará curso de cultura Afro-Brasileira na Raiz de Luanda (Linha Vermelha). As aulas serão para público seleto. Cada um dos dez participantes é praticante de capoeira do Programa Art Luz. São quatro professores, que já foram alunos, e seis alunos em estágio avançado, preparando-se para serem instrutores de capoeira.