logo

Art Luz: vidas marcadas pela cidadania e inclusão social

12/11/2012 08:00:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Divulgação

Alencar (à esquerda) e seus alunos comemoram sucesso das aulas do Art Luz

Ele já fez jazz, balé clássico, contemporâneo, capoeira, ginástica natural e teatro, como aluno do Art Luz. Hoje, dá aulas de dança no mesmo programa que lhe apresentou a arte, a cultura e o esporte quando tinha apenas dez anos. Trata-se do funcionário concursado da prefeitura de Macaé e professor de dança de rua Alencar Rosa Ramos, de 23 anos.

Alencar, que mora na Fronteira, foi um dos bailarinos que conquistou o primeiro lugar no Festival de Dança de Joinville, em 2008, representando o Programa Art Luz e a cidade de Macaé. Na ocasião, o Art Luz era o primeiro projeto de ação social e comunitária a participar daquele evento, concorrendo com academias de dança das mais prestigiadas do país.

- A vitória em Joinville foi a realização de um sonho para mim, que marcou a minha vida. Foi a partir daí que comecei a dar aulas de dança de rua, no programa. Mas continuo sendo aluno dos professores Sandro Fernandes (dança de rua) e Alessandra Gripp (jazz), no Art Luz – comenta ele.

O jovem lembra que o Art Luz é o colírio de seus olhos, sendo onde conseguiu base, estrutura e alicerce na vida, colaborando para sua vida profissional, na qual conseguiu comprar sua casa e seu carro, além de passar no concurso público.

No programa, ele ensina dança de rua para 40 alunos e alunas, em três turmas. Seus aprendizes têm idades entre os nove e os 17 anos. Lá, ele utiliza músicas de James Brown e de Michael Jackson, entre outras. São seus alunos que afirmam que ele é mais que um professor: “É um irmão”, testemunham.

A aluna Mayara Terra, de doze anos, conta que tem sorte em fazer parte das aulas de Alencar, uma vez que muitas crianças ficam abandonadas nas ruas. “Depois que entrei nas aulas, minha mãe ficou contente porque melhorei nos estudos”, diz, acrescentando que o professor de dança de rua a ensinou nos seis meses que participa do Art Luz a respeitar os outros.

Já Ryan da Silva de Souza, de dez anos, também aprendeu a ter responsabilidade na escola. Disse que gosta das coreografias e está há um ano nessas aulas com o professor Alencar. “Houve dias em que depois das aulas Alencar nos ensinou os deveres de casa”, conta ele.

De acordo com a diretora geral do programa, a professora Ângela Terra, Alencar é um produto do Art Luz e, além de dar aulas, ele ajuda muito em atividades extras no núcleo, na Fronteira. “Alencar possui liderança e seriedade no trabalho. Ele vê nos alunos ele mesmo quando era pequeno. Dá aulas como se fosse para ele mesmo. A direção do Art Luz tem orgulho de ter Alencar na sua equipe”, completa.