logo

Art Popular promete incendiar o verão macaense no sábado

25/01/2006 17:41:39 - Jornalista: Sonia Braga (Fonte: Art Popular Website)

Primeiro grupo paulista de pagode, o Art Popular se apresentará no sábado, a partir das 23h, na área de lazer da Linha Verde, para mais um show do Fest Verão, organizado pela prefeitura de Macaé e pela Empresa Municipal de Turismo (MacaéTur). Criado em 1993, o grupo foi o primeiro a vender mais de 100 mil discos de maneira independente. Seu primeiro álbum, "O Canto da Razão", vendeu 170 mil cópias, rendendo a popularidade das canções de seu líder, Leandro Lehart, bem como uma proposta da EMI.

Ousados, apostaram na vertente melódico-romântica, chegando a alcançar um disco de platina. A partir de 1997 o grupo apostaria na inovação da mistura do samba-rock com o pagode e alguns elementos eletrônicos, o que melhoraria sua relação com a crítica. Em 2000 tornam-se a primeira banda de pagode a gravar um disco no formato acústico elaborado pela MTV. O disco marca a despedida de Lehart que, apesar de continuar compondo para o grupo, resolveu seguir carreira solo como intérprete.

O grupo veio para revolucionar o mundo do pagode, com seu jeito próprio de cantar. Além disso, com o estilo irreverente de se vestir, de agir e principalmente de inovar. Devido ao sucesso do primeiro disco, eles foram para uma grande gravadora, a EMI, onde lançaram o segundo disco: "Nova Era" que consagrou o grupo nacionalmente, ficando à vontade para mostrar no terceiro trabalho, "Temporal", que não são apenas mais um grupo de pagode e que sim que vieram para inovar.

Mas foi no quarto disco "Sambapopbrasil" que o Art Popular mostrou todo o seu talento contando com a maior inovação já vista no samba, onde eles misturaram o samba com outros ritmos como o sertanejo na música "Fricote", a dance music na música "Requebrabum", entre outros.