Arte e conhecimento marcam aniversário da Biblioteca Pública Dr. Télio Barreto

14/05/2010 10:36:55 - Jornalista: Eloisa Seady

As comemorações dos 64 anos da Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto tiveram início, na noite de quarta-feira (12), com uma apresentação multimídia feita pelos fotógrafos, Rômulo Campos e Claudia Barreto, autores do livro “Lagoa de Imboassica”.

Com a platéia lotada de alunos do Colégio Estadual Luiz Reid, Rômulo relatou que também foi aluno do Luiz Reid e que era assíduo frequentador da biblioteca, onde formou uma base sólida que o ajudou a ser aprovado nos dois vestibulares que fez.

- É uma satisfação grande estar aqui. Vou convidá-los a se engajarem na luta de salvamento da Lagoa de Imboassica. Todos temos que fazer a nossa parte. Eu e Claudia resolvemos lançar este livro como forma de chamar atenção das autoridades e da comunidade para abrirem os olhos e ver como está o estado da Lagoa, ressaltou o fotógrafo e coordenador da Câmara Permanente de Gestão Integrada.

Ansiosos para ouvir o que o mestre da fotografia macaense tinha a dizer, os alunos se encantavam e se envolviam a cada fotografia que era passada no telão, acompanhada de um breve histórico de Rômulo e Claudia. Com muita perspicácia, ambos mostraram conhecimento e profissionalismo, principalmente, na forma que conduziram os alunos à reflexão.

Ao término da apresentação, a empolgação, que já tinha tomado conta da platéia, só fez aumentar ao anunciar o sorteio de dez livros, sendo que um seria dado para o servidor mais idoso da biblioteca e outro para o mais novo. Perguntas não faltaram aos jovens que pareciam estarrecidos com o que ouviram e com indagações pertinentes e inteligentes, Romulo e Claudia satisfaziam a sede de informação que era visível nos olhos de cada um dos alunos. Após a apresentação do Livro de Imboassica, Rômulo disse que em breve, eles lançarão outro livro – Parque Atalaia. E, na oportunidade, exibiu fotos inéditas aos alunos que admirados com cada fotografia mostrada.

Fazendo um breve relato dos movimentos que já participou em prol do meio ambiente, Rômulo frisou que o governo do prefeito Riverton está voltado para a recuperação da Lagoa de Imboassica, como também em instalar estações de tratamento de esgoto, como já está sendo feito. “Gostaria de contar com a colaboração de vocês na luta de preservação da Lagoa, pois além de ser um cartão postal da cidade é um local agradável para o lazer”, finalizou.

Ana Cristina Cabral, vice-presidente da Fundação Macaé de Cultura, agradeceu a presença de todos e falou: “estou feliz em poder comemorar mais um ano de existência desse espaço criado especialmente para vocês. Vamos nos empenhar a cada dia para que possamos avançar e proporcionar um espaço cada vez mais atualizado aos munícipes”.