Artesanato de Macaé se destaca com visitação turística

01/02/2016 16:26:00 - Jornalista: Lourdes Acosta / FMC

Foto: Divulgação

Trabalhos manuais de 25 artesãos estão expostos

Aumentou o número de visitação turística na principal loja de Artesanato de Macaé, localizada no Centro por Centro Macaé, neste mês de férias escolares. A loja expõe dezenas de peças oriundas dos trabalhos manuais de 25 artesãos, que têm nessa atividade o seu principal sustento ou complemento de renda.

São diversos artesanatos à mostra do turista e do macaense que gosta de adquirir produtos da arte popular, suvenir para uso próprio ou presentear alguém. Entre as peças encontradas na loja da galeria estão: quadros, bolsas e nécessaires, pufes, bibelôs e enfeites, kits para bebês, fuxicos e saídas de praia, panos de prato, puxa-sacos e jogos de toalhas bordados ou com patch apliquê, colchas de retalho (patch work), chaveiros e inúmeros outros materiais feitos de mdf (madeira prensada).

Além destes 25 artesãos, todas as pessoas que criam e recriam peças artísticas recicladas ou não, autônomos e independentes, mas, que são ligadas a uma associação ou cooperativa, recebem o apoio da Prefeitura de Macaé, através da Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda (Agetrab), que cadastra, motiva e orienta os artesãos a participarem de capacitações, e da Fundação Macaé de Cultura (FMC), que oferece o espaço para exposição dos trabalhos.

- São cerca de 100 artesãos que contam com o apoio municipal no incentivo à produção artesanal como meio de obtenção de renda. A Agetrab possui o programa de Economia Solidária, que é viés da geração de renda, porque orienta e incentiva o artesão a participar de capacitações, feiras e exposições como fonte de renda -, disse o diretor de políticas de trabalho e renda, Raul Machado, anunciando que no próximo mês de março e com a parceria da FMC acontecerá a Semana do Artesão em Macaé.

Trabalhos sustentáveis - A maioria dos produtos em exposição na loja de artesanato são sustentáveis, porque na sua confecção reutiliza produtos reciclados, reduzindo o dano ao meio ambiente. "No processo criativo de construção destas peças, existe uma preocupação e compromisso com relação à educação ambiental, pois os produtos reciclados resgatam e valorizam o que existe de melhor na cultura local. Além do talento dos nossos artesãos existe uma consciência ecologicamente correta, em transformar o que na maioria das vezes geraria lixo, em artigos artísticos de luxo e/ou em peças únicas e exclusivas", disse a responsável pela principal loja de artesanato de Macaé, Maria da Paz Novais.

Ela completa que o trabalho artesanal, com sua capacidade transformadora de criar manualmente peças que trazem uma história muitas vezes de superação e motivação por trás de sua criação, revelam a verdadeira identidade do artista e até promove benefícios. "É comprovado os benefícios que esta prática desenvolve diretamente ao corpo, mente, alma e coração. Prevenindo e combatendo várias doenças", pontuou.



SERVIÇO))))))))

Loja de Artesanato de Macaé.

Centro Macaé de Cultura

Av. Rui Barbosa, 780 - Centro. Macaé/RJ

Dias e horário de funcionamento: De segunda à sexta das 9h às 17h.


Fotos Relacionadas