O artesão Joelson Cruz Lima, vinculado à Associação dos Artesãos de Macaé, que recebe apoio da Fundação Macaé de Cultura, conta como faz porta revistas, jarros, bandejas, abajures e luminárias. Tudo isso, utilizando jornal, arame e compensado de madeira.
Primeiramente, ele confecciona manualmente os canudos de jornal, depois prepara a base da peça que vai confeccionar, composta de arame e compensado de madeira. No final, ele dá forma ao produto, devidamente pintado, de maneira que fica impermeabilizado e consistente.
Joelson também utiliza entalhe em madeira e papel marchê, produzindo pássaros, peixes e rostos humanos. Além disso, ele trabalha com corda, fazendo trançado para pendurar plantas, como xaxins. Quem estiver interessado em conhecer o trabalho do artesão pode procurar a loja Macabaíba, no primeiro andar, do Centro Macaé de Cultura, das 9h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira, ou aos sábados, de 9h às 12h. Joelson também tem seus produtos expostos na feirinha dos artesãos, que funciona às quartas-feiras, na Sociedade Musical Nova Aurora.