Artesãos macaenses recebem a Carteira Nacional

May 15, 2024 3:00:00 PM - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Maurício Porão

Entrega foi feita na Secretaria de Cultura

Uma solenidade no Centro Macaé de Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura, marcou, nesta quarta-feira (15), a entrega de cerca de 100 unidades da Carteira Nacional do Artesão, do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. O documento possibilita, entre outros benefícios, a aquisição, no comércio, de matéria-prima com preços mais acessíveis.

"Com a carteira vou ter descontos nas lojas para comprar material. E, além disso, como é nacional, posso utilizá-la também em outras cidades", disse a artesã Annita Rodrigues, uma das beneficiadas com o documento.

O Programa de Artesanato tem como objetivo reconhecer a atividade como geradora de desenvolvimento regional e registro vivo da história local. Há ações que visam o empreendedorismo para os inscritos, além de identificar e mapear a matéria-prima e técnica utilizada pelos artesãos.

"Essa carteira reconhece a profissão do artesão. Macaé é um dos polos de artesanato mais fortes do Estado. Essa entrega fortalece a profissão, com todos os benefícios que ela traz", explicou Marcel Vasconcelos, coordenador do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Turismo do Rio (Setur-RJ).

Bruno Ribeiro, coordenador de Artesanato da Secretaria Municipal de Cultura, também destacou a importância da carteira. "Ela dá legitimidade à profissão. Para obter a carteira é preciso passar por uma banca avaliadora da Setur-RJ. Como ela é de âmbito nacional, é possível participar de eventos em todo o país. E, além disso, há um desconto considerável na compra de matéria-prima. Atualmente temos cerca de 450 artesãos com a carteira", explicou.

"É uma alegria estar com vocês aqui para esta nova entrega. Só no ano passado entregamos 150 carteirinhas", lembrou o Secretário de Cultura, Leandro Mussi.

As carteiras que não foram retiradas estão disponíveis na sede da Secretaria Municipal de Cultura, localizada à Avenida Rui Barbosa, 780, no Centro, das 9h às 17h.


Fotos Relacionadas