Artesãos regionais presentes no Espaço Macaé Cultura

01/08/2011 14:44:15 - Jornalista: Eloisa Seady

A Fundação Macaé de Cultura abriu mais um espaço este ano na XXXII Exposição Agropecuária, Industrial, Comercial e Turística de Macaé no Parque de Exposição Latiff Mussi. Os contemplados foram os artesãos regionais que receberam gratuitamente um estante dentro de um galpão coberto com segurança para comercializar seus produtos.

Denominado de Feirão Cultural, já que este espaço agregou material de artesanato como peças decorativas, bolsas, bijouterias, toalhas de pratos, tapetes e muitos mais, além da culinária como doces em compota, licores e até uma cachaçaria de Santa Maria Madalena.

Para Alana Stockmamm e Anita Rodrigues, sempre presente nas feiras, a expectativa é grande não só de venda, mas também de divulgação. “Este ano a Fundação nos presenteou com um espaço maravilhoso. Não precisamos ficar levando e trazendo o material, estamos muito felizes”, comenta as artesãs macaenses.

Primeira vez presente na Expo Macaé, os artesãos de Santa Maria Madalena se mostraram muito satisfeitos e animados com a possibilidade de aumentar suas vendas. Dentre inúmeros produtos trazidos por eles, o artesanato mineral merece destaque, pois além de muito bem acabado é todo confeccionado em pedra mineral por jovens de 13 a 17 anos incluídos em um projeto social do município.

Outra estreante no espaço é a professora e artista plástica, Angélica Gomes da Casa dos Artesãos de Ubás - Carapebus, que só teceu elogios a iniciativa da Fundação comentando: “Esta é uma oportunidade maravilhosa para mostrar os trabalhos, de fazer contatos, além é claro de comercializá-los já que a exposição é uma grande vitrine para todos nós.”

Estavam presentes também no Feirão Cultural, artesãos da Subsecretaria de Políticas de Mulheres (Macaé), Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, São João da Barra, Quissamã e Casimiro de Abreu.