A Associação de Parentes, Amigos e Usuários de Saúde Mental de Macaé (ASPAS) comemora nesta sexta-feira (26), a partir das 10h, no Clube Cidade Sol, seu primeiro aniversário de fundação. Instalado junto ao Centro de Atenção Psico Social (CAPS) da prefeitura, a ASPAS desenvolve vários trabalhos com seus 200 associados.
Entre os trabalhos desenvolvidos pela ASPAS, destaque para a Oficina de Incentivo de Geração de Renda, de Plantas Medicinais, pintura em Tela e Tecido. “O próximo passo será a criação de uma oficina de papel reciclado para confecção de cartões de datas comemorativas”, conta Regina Celi Nunes, coordenadora técnica da ASPAS.
Segundo ela, todo esse trabalho é desenvolvido em parceria com o Núcleo de Atenção Psico Social. Além das oficinas, a APAS promove passeios turísticos e ecológicos, como o que foi realizado em dezembro no Parque Nacional de Jurubatiba e em janeiro deste ano fomos ao Farol Velho.
De acordo com a coordenadora técnica, as atividades servem como uma integração social. “É a oportunidade de incluir a pessoa na sociedade”, frisa. Ela lembra que hoje o paciente tem a oportunidade de escolher a atividade que quer desenvolver, assim como o tratamento.