logo

ASPAS realiza evento com tema “Arte e Loucura”

26/10/2010 17:30:50 - Jornalista: Andréa Pessanha

Foto: Kaná Manhães

A programação também contou com apresentações de palestras

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental – 10 de outubro - foi realizado na tarde desta terça-feira (26) no Sindipetro/NF, o II Encontro de Profissionais da Saúde Mental de Macaé com o tema: “Arte e Loucura”. O evento é uma realização da Associação de Parentes, Amigos e Usuários de Saúde Mental de Macaé (ASPAS), com apoio da prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Saúde.

A programação contou com a apresentação do coral da ASPAS, “Loucos Pela Música”, e em seguida três palestras pertinentes ao tema - com o musicoterapeuta Paulo de Tarso; com o psiquiatra Edmar de Sousa Oliveira; e por último com o terapeuta ocupacional Marcus Vinícius Machado de Almeida. E ao final da atividade, foi a vez do Coral da Cidade de Macaé se apresentar para o público presente.

De acordo com a psicóloga da ASPAS, Regina Celi Nunes, todos os anos a associação promove algum tipo de evento em comemoração ao dia 10 de outubro, além de aproveitar o momento de aproximar e conscientizar a sociedade sobre saúde mental. “Realizamos também todas às sextas-feiras reuniões abertas ao público, das 10h às 12h, lá no CAPS Betinho. Quem quiser participar, será muito bem-vindo”, afirmou Regina.

A psicóloga também reforçou a importância da promoção de oficinas de artes e de atividades sociais, culturais e de geração de trabalho e renda, para realizar a inclusão social de pessoas portadoras de transtorno mental e de seus familiares. “Temos um cronograma de eventos que inclui Festa à Fantasia, passeios culturais, diálogos em saúde mental, aqui mesmo no Sindipetro Macaé, além do teatro do oprimido em parceria com a Faculdade de Ciências e Letras de Macaé (FAFIMA)”, explicou.

O presidente da ASPAS, Edílson Rodrigues da Costa, destacou o trabalho exposto durante o evento realizado nas oficinas de pintura em tela e tecido pelos participantes do grupo. “Aproveitamos este encontro também para divulgar as ações da ASPAS, como as oficinas de customização, em parceria com a secretaria da Mulher, artesanato, jardinagem, culinária, grupo de música, oficina de cidadania, entre outros projetos”, conta Edílson.

A ASPAS é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica, considerada de utilidade pública municipal. A sede da ASPAS fica localizada na Rua Visconde de Quissamã, 482, Centro, Macaé. Telefone: (22) 2762-7257.


Fotos Relacionadas