Foto: Ana Chaffin
Resultado humanizado e eficaz é meta da secretaria de Saúde
Com o objetivo de rediscutir todos os processos de trabalho e dos serviços, além de reorganizar e integrar a Atenção Básica com agilidade e qualidade, o secretário de Saúde, Pedro Reis, realizou, nesta sexta-feira (8), na secretaria de Saúde, uma reunião com representantes dos quatro eixos que formam a Política de Atenção Básica no município. "Um eixo depende do outro, por isso optamos pela integralidade da ação para um resultado humanizado e eficaz. A proposta é fazer com que Macaé volte a ser referência em Atenção Básica", disse Pedro Reis.
De acordo com o secretário, o município segue as diretrizes da portaria 2488/2011, que estabelece a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica. "Macaé está contemplada com 30 equipes de Saúde da Família, com 100% de cobertura da região serrana e o total de 38% da população do município", destacou o secretário, acrescentando que no mês de abril deste ano, essas equipes passaram por mudanças devido ao concurso público de 2012, recebendo novos profissionais.
A Atenção Básica é formada por quatro eixos, sendo elas: equipe do Consultório nas Ruas; Saúde na Escola; Estratégia Saúde da Família (ESF) e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Cada um tem suas finalidades e responsabilidades, mas, com a perspectiva na atenção integral por meio da promoção, prevenção, diagnóstico e recuperação da saúde.
"Com a renovação da rede básica de assistência, principal porta de entrada da saúde, iremos resolver grande parte dos problemas de saúde da população, reduzindo a procura nas emergências dos hospitais", explicou o secretário, destacando que as unidades de referência no atendimento de urgência e emergência vão poder cumprir a sua missão de forma mais direcionada.