logo

Atendimento a moradores de rua é referência no Estado

30/08/2013 13:59:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Centenas de moradores em situação de rua são atendidos, todos os meses, no Centro Pop da secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Macaé, que fica ao lado do Terminal Central. Lá, eles recebem lanche, encaminhamento ao Restaurante Popular, higiene pessoal (banho), passagens para retornar às cidades de onde vieram, atendimento psicossocial, orientações jurídicas e outras.

O Centro Pop foi escolhido pela secretaria estadual de Assistência Social como referência para o estado do Rio de Janeiro, devido à qualidade do seu atendimento às pessoas em situação de rua. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Ivânia Ribeiro, no Centro Pop são oferecidos serviços de alta complexidade.

Nesta sexta-feira (30), 70 moradores em situação de rua estiveram no Centro Pop, onde foram recebidos com um café da manhã. Isso porque em todo o Brasil é comemorada a semana de mobilização da população em situação de rua.

Em janeiro de 2013, foram atendidas 250 pessoas, já em junho desse mesmo ano houve 699 atendimentos. Eventos diversos como corte de cabelo também são oferecidos aos moradores em situação de rua.

Ainda há grupos encaminhados para o CadÚnico, que abre as portas para ser beneficiário do Programa Bolsa Família. Em outros casos, a equipe do Centro Pop orienta no preenchimento de currículos e os encaminha para a secretaria de Trabalho e Renda para o setor de atendimento ao trabalhador, a fim de que tenham inserção no mercado de trabalho.

- Procuramos promover a dignidade humana, a cidadania, além do amor ao próximo. Tudo isso nos confere a sensação do dever cumprido - completa a secretária de Desenvolvimento Social.